Mil máscaras produzidas no Tecnopuc são doadas à instituições de saúde

Ao todo, 11 locais serão beneficiados pelo iniciativa

Novo lote está sendo fabricado - Reprodução

O Fablab, laboratório do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), doará aproximadamente mil máscaras de proteção para 11 instituições de saúde. Além dos equipamentos, estão em teste e análise a produção de componentes de respiradores.

As máscaras, produzidas no próprio laboratório, serão encaminhadas para 11 instituições de saúde: Hospital São Lucas da PUCRS, Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, Hospital Cristo Redentor, Casa do Menino Jesus de Praga, Comando-Geral da Brigada Militar, Clínica Carlos Barbosa, Hospital Militar do Exército e Aeronáutica de Porto Alegre, Santa Casa de Caridade de Bagé, Secretaria da Saúde de Osório e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas.

De acordo com o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, este caso, em especial, é muito relevante, pois contribui com a preservação da saúde dos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus. "Além disto, em fase de prototipação e testes temos as redomas de proteção para intervenções nos pacientes e respiradores de baixo custo, usando impressão em 3D".

O Fablab, administrado pelo Centro de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia), tem capacidade para produzir aproximadamente 800 máscaras por semana. O segundo lote já está em desenvolvimento. O diretor do Ideia, Eduardo Giugliani, afirma que a fabricação, produção e montagem do escudo facial é o foco do momento. "Essa nos parece ser a principal e mais urgente demanda da rede de saúde", destaca.

Comments