Orquestra Villa-Lobos alcança meta para doações de flautas doces

Instrumentos serão entregues para alunos das turmas iniciantes da companhia, compostas por crianças de escolas da rede pública de ensino

As turmas de iniciação fazem as aulas com flautas do acervo da OVL e as utilizam até receberem seu próprio instrumento - Crédito: Reprodução

O potencial de mobilização e engajamento nas redes sociais pode fazer a diferença quando se deseja solidariedade. Em três dias de campanha nas plataformas digitais Instagram e Facebook, a Orquestra Villa-Lobos (OVL) alcançou a meta para poder comprar 70 flautas doces. Os instrumentos serão entregues em 8 de julho, para os alunos das turmas iniciantes da companhia, compostas por crianças de escolas da rede pública de ensino.

O evento de entrega ocorrerá no Refeitório da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, às 19h, e contará com a presença, além dos músicos estreantes, de pais e responsáveis. O projeto fica localizado na Avenida Santo Dias da Silva, 460, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Atualmente, as turmas de iniciação fazem as aulas com flautas do acervo da OVL e as utilizam até receberem seu próprio instrumento.

Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto, Cecília Rheingantz Silveira, imaginava-se que se precisaria de uma movimentação de vários dias para atingir o propósito. "O objetivo era 70 instrumentos porque queremos que cada criança possa receber sua flauta em momento solene e já estreá-la naquela noite, quando os alunos farão a sua primeira apresentação", comenta.

A partir da estratégia de fomentar a mobilização nas redes sociais, foram produzidas cinco peças para publicação em feed e stories, além de imagens e vídeos curtos. A ideia inicial era veicular os cards ao longo dos dias até que a meta fosse atingida. "O movimento ganhou tamanha proporção que foi preciso somente o uso de duas das cinco peças, pois em 73 horas já tínhamos doação suficiente para a compra dos instrumentos", comemora Cecília.

Comentários