Pagamento com reconhecimento facial chega ao Rio Grande do Sul

Unidade da rede de supermercados Super Apolo, em Bento Gonçalves, é a primeira no Estado a contar com a ferramenta

Processamento é feito usando apenas o rosto - Divulgação/Payface

A possibilidade de realizar pagamentos com reconhecimento facial já é uma realidade no Rio Grande do Sul. A solução da Payface, startup de Santa Catarina, foi instalada em uma unidade da rede de supermercados Super Apolo, que será a primeira no Estado a contar com a ferramenta. Todo o processamento é feito sem mostrar o cartão ou tocar no dispositivo, usando apenas o rosto. A inovação está disponível na filial do Shopping L'America, localizada no Centro de Bento Gonçalves.

Para começar a usar, o usuário baixa o aplicativo da Payface no seu celular e cadastra o rosto. No momento em que for fazer suas compras, ele se posiciona em frente a um dispositivo móvel instalado junto ao caixa e faz a sua identificação com a face. Validado pelo sistema, o atendente, do outro lado, confirma o valor e finaliza a compra com a autorização do cliente. A ferramenta já está presente também nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

O cofundador e CEO da startup catarinense, Eládio Isoppo, destaca que a empresa nasceu com o objetivo de revolucionar a forma de fazer compras e oferecer mais segurança nas transações. "Com o uso de tecnologia liveness, nossa ferramenta consegue diferenciar rapidamente uma pessoa real de uma foto, vídeo ou até máscara do usuário. Por isso, nós conseguimos entregar uma solução extremamente segura sem afetar a experiência do usuário", justifica.

Comentários