Palácio Piratini é iluminado de lilás para ressaltar 'Mês da Visibilidade Trans'

Cor é uma união das luzes azul e rosa, presentes na bandeira do orgulho transgênero

Ação marca 'Mês da Visibilidade Trans'

Desde ontem, 5, o Palácio Piratini ganhou uma nova iluminação. A sede do Governo do Rio Grande do Sul está lilás - integração das cores azul e rosa, que estão presentes na bandeira do orgulho transgênero. A iniciativa integra as ações da Secretaria da Cultura (Sedac) para enaltecer o 'Janeiro Lilás, Mês da Visibilidade Trans', data celebrada em 29 de janeiro.

Além da fachada do prédio iluminada, diferentes ações serão realizadas ao longo do mês para sensibilizar a sociedade por mais conhecimento e reconhecimento das identidades de gênero. Além disso, também buscarão combater os estigmas e a violência sofrida pela população transexual e travesti.

A Secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, que é uma mulher trans, explica que a campanha é um caminho para promover uma cultura de paz e respeito na sociedade. "O que se pretende é possibilitar espaços de diálogo, reflexão e sensibilização sobre o ser humano e os rótulos carregados de estigmas e preconceitos em nossa sociedade, atribuindo cidadania à população prejudicada", destaca.

Outro prédio do Governo Gaúcho ganhou iluminação especial: o Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), onde funcionam diferentes secretarias estaduais. Para marcar a campanha, um laço lilás constará em todos os materiais do governo.

A ação é uma parceria da Sedac, por meio da Assessoria de Diversidade, com a SJCDH, por meio da Coordenadoria de Diversidade Sexual. A programação das instituições da Sedac começa no em 15 de janeiro, com atividades - shows com artistas trans, debates, concursos e exposições virtuais -, que abordarão as temáticas de gênero, discriminação e resistência. A agenda deve ser divulgada em breve.

Comentários