Palácio Piratini recebe evento sobre patrimônio cultural da Região Sul

Estarão presentes os ministros da Cidadania e do Turismo, a presidente do Iphan e o governador do Estado

Ruínas das Missões - Divulgação

O Palácio Piratini receberá nesta quinta-feira, 7, o evento de lançamento da campanha 'Patrimônio Cultural do Sul: Turismo Cultural como ativo para o desenvolvimento das cidades históricas', realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A entidade aproveitará o momento para anunciar, também, a Semana de Eventos do Iphan, que, neste ano, será de 21 a 25 de outubro. Os ministros da Cidadania, Osmar Terra, e do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, estarão presentes na cerimônia, bem como a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, e o governador do Estado, Eduardo Leite além de outras autoridades.

Como extensão deste evento, nesta sexta-feira, 8, às 10h, em São Miguel das Missões, será celebrada a firma da Ordem de Serviço da obra de Requalificação Urbanística do Entorno do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo e será entregue o certificado da Tava como Patrimônio Cultural do Mercosul. Na primeira parte da obra de Requalificação foram investidos mais de R$ 3 milhões em melhorias, tais como novo pavimento de pedra, ciclovias com pavimento rígido, calçadas com pavimento em concreto e telas de aço, acessibilidade, trilhas, paisagismo e requalificação de três praças.

A Tava é conhecida como um local de referência para a memória e identidade do povo Guarani, sendo, em 2018, reconhecida como Patrimônio Cultural do Mercosul. A solenidade terá a presença da coordenadora executiva da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul, Gabriela Gallardo, que será a responsável por entregar o certificado de reconhecimento.

Comments