Pedro Ortaça é patrono dos Festejos Farroupilhas 2024

Este ano, Chama Crioula será acesa em Alegrete

Comissão organizadora e representantes das entidades se encontraram para planejar os Festejos Farroupilhas 2024 - Crédito: Divulgação/Solange Brum/Ascom Sedac

Nesta terça-feira, 20, a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas se reuniu para iniciar a preparação para as festividades deste ano. O encontro aconteceu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini e nele estiveram presentes representantes de entidades parceiras. Em consenso, foi decidido que o cantor, compositor e violonista Pedro Ortaça será o patrono das celebrações de 2024. Além disso, Alegrete foi escolhida para ser o local de acendimento da Chama Crioula.

Na reunião, também foi formalizada a comissão deste ano, que terá como presidente a secretária-adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, o vice-presidente Rogério Bastos, da Fundação Cultural Gaúcha, a primeira secretária Karina Contiero Silveira, da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Sul(OAB/RS) e, como segunda secretária, Ivana Maria Genro Flores, assessora técnica da Casa Civil. Os próximos passos serão dedicados para a produção da identidade visual, escolha da música-tema e outras definições. 

O tema dos Festejos Farroupilhas deste ano será o 'Centenário de Jayme Caetano Braun', homenagem ao artista oficializada por meio do decreto estadual 57.354/2023. O objetivo da escolha é reconhecer a relevância cultural e intelectual de Jayme. Durante a carreira, ele compôs diversas payadas, forma de poesia improvisada, poemas e canções, sempre com o Rio Grande do Sul, a vida campeira, os modos, saberes e práticas do sul gaúcho e do gaúcho sul-rio-grandense, bem como a natureza da região missioneira do Estado como destaque. 

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, ressalta a alegria de poder contar com tantas pessoas e instituições na construção do evento. "Estamos trabalhando com antecedência para afinar todos os detalhes. Quero demonstrar todo o meu respeito e admiração por aqueles que se dedicam à nossa história", afirma. 

A presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ilva Goulart, também comenta sobre a importância de poder contar com tanta ajuda da população gaúcha para a realização do evento. "O apoio de tantos nos torna mais fortes. Vamos fazer todo o possível para que os festejos aconteçam a contento de todos." O presidente da Fundação Cultural Gaúcha, Oscar Gress, destaca que fazer parte do planejamento não é uma tarefa simples e que representa uma grande responsabilidade. "Tenho certeza que este grupo qualificado terá capacidade de cumprir esta missão", destaca. 

 

Comentários