Pesquisa da CDL de Porto Alegre demonstra oportunidade e desafios do Centro Histórico
Pesquisa escutou 1.100 moradores da Capital

Para marcar os 65 anos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA) divulgou uma pesquisa sobre os desafios e oportunidades do Centro Histórico. O estudo ouviu 1.100 moradores da Capital gaúcha e apontou que, apesar da queda na frequência, o apego afetivo segue forte, sendo que 52,7% das associações espontâneas foram positivas, destacando o Mercado Público, a história e a cultura local. O levantamento que contou com 25 perguntas fechadas e uma aberta possui margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O estudo aponta que, entre os principais problemas citados estão a insegurança, com 33,2%, a falta de limpeza, com 29,6% e a saída de empresas, com 15,3%. Já as melhorias mais desejadas pelos entrevistados são mais policiamento noturno (42%), limpeza (32,4%) e atividades culturais (27,6%). O levantamento mostra, ainda, que a pandemia e as enchentes de 2024 impactaram de forma significativa o movimento na região, acelerando processos de esvaziamento comercial e residencial.
Para o presidente da CDL de Porto Alegre, Irio Piva, os dados reforçam a urgência de um plano integrado: "O Centro Histórico é o coração da cidade, carrega memória, cultura e identidade. Revitalizá-lo é fundamental para devolver aos porto-alegrenses o orgulho e a sensação de pertencimento", afirma. A pesquisa completa pode ser conferida aqui.