Pesquisa da Fiergs revela ceticismo entre empresários sobre mudanças no cenário econômico
Estudo aponta que 49,1% esperam mudanças nos próximos seis meses, refletindo queda em índice
Segundo pesquisa mais recente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), divulgada hoje, 9, houve uma diminuição no Índice de Confiança do Empresário Industrial gaúcho (Icei-RS) em dezembro de 2024. O indicador recuou para 49,7 pontos, representando uma queda de 3,7 pontos em relação a novembro.
Segundo o presidente da Fiergs, "esses resultados mostram que há uma piora no quadro fiscal brasileiro, com reflexos no ciclo de aperto monetário, no aumento da inflação e na instabilidade na taxa de câmbio, que afetou ainda mais a percepção negativa dos empresários sobre a economia do Brasil". Além disso, foi levantado que todos os componentes da Icei-RS caíram, especialmente aqueles relacionados à economia.
Expectativas
A pesquisa também apontou uma queda nas expectativas dos empresários para os próximos seis meses. O Índice de Expectativas da Economia Brasileira, que mede a visão sobre o futuro da economia e dos negócios, registrou uma redução de cinco pontos, de 46,3 para 41. Esse movimento indica um maior grau de cautela no setor industrial gaúcho, com o aumento no número de empresários que demonstram preocupações sobre o cenário.
A pesquisa consultou 161 organizações, sendo 36 pequenas, 55 médias e 70 grandes, entre 2 e 11 de dezembro de 2024. Os resultados na íntegra podem ser conferidos no site do Observatório da Indústria do Rio Grande do Sul.