Panorama

Pesquisa prevê que gaúchos devem responder por 14% dos negócios na Black Friday

Megaevento comercial digital acontece sempre na sexta-feira após o feriado de ação de graças nos Estados Unidos

A Black Friday é um megaevento comercial digital, que acontece sempre na sexta-feira após o feriado de ação de graças nos Estados Unidos. Em 2019, dados da Ebit Nielsen, que classifica a reputação das lojas virtuais, informam que as vendas online durante a Black Friday superaram os R$ 3,2 bilhões. A expectativa, para este ano, é que o valor cresça 20%. 

Adriane Fernandes, da Karma Digital, empresa gaúcha especializada em marketing digital, acredita que a Região Sul deverá responder por 14% do faturamento do País, caso repita o mesmo desempenho do ano passado. Conforme a especialista, o brasileiro nunca comprou tanto online. Uma pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Provokers com 1,5 consumidores brasileiros, identificou que 54% dos brasileiros têm intenção de fazer compras online na Black Friday.

O levantamento foi feito com pessoas de todas as regiões do Brasil, homens e mulheres de 18 a 54 anos, das classes ABC e com acesso à internet, entre 14 e 21 de setembro. Foi identificado que para 57% dos entrevistados a principal motivação são as ofertas; 49% dos entrevistados disseram que vão aproveitar os baixos preços para adquirir algo que não puderam comprar antes por questões financeiras; e 34% vão usar a data para repor algum produto.

De acordo com a pesquisa, as categorias mais desejadas pelos brasileiros são Celulares (38%), Eletrodomésticos (30%), Informática (28%), Roupas femininas (28%), Televisões (26%), Roupas (24%), Eletroportáteis (24%), Perfumes (24%), Tênis (22%) e Móveis (22%). Os gaúchos, por sua vez, procuram produtos como ar-condicionado (aumento de 126% nas buscas em cidades como Canoas, Esteio e Lajeado), ventilador (aumento de 142% nas buscas em cidades como Canoas, Gravataí e São Leopoldo), televisão (aumento de 40% nas buscas em cidades como Porto Alegre e Caxias do Sul para produtos 4k), notebook (aumento de 300% nas buscas em cidades como Cachoeirinha, Pelotas e Rio Grande).

Adriane comenta sobre as possibilidades de fraudes nesta data. “A prática é bastante conhecida: lojas aumentam os preços algumas semanas antes da data para, durante a Black Friday, baixar e vender pelo mesmo preço de antes, forjando um falso desconto”, comenta, lembrando, ainda, as lojas falsas, que aparecem somente durante o evento e depois somem. Por isso, a especialista orienta os consumidores a mapearem os produtos de interesse e acompanharem os sites que possuem o melhor preço, pesquisarem a reputação dos sites, e acompanharem o preço dos produtos que deseja.

Compartilhar:

*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.