Plataforma vai monitorar saúde dos colaboradores de empresas durante pandemia

Iniciativa foi criada pela startup Usphera XR, incubada no Parque Tecnológico São Leopoldo - Tecnosinos

checkCOVID.me - Divulgação

Uma plataforma criada pela startup Usphera XR, incubada no Parque Tecnológico São Leopoldo - Tecnosinos vai ajudar empresas e seus colaboradores no retorno gradual às atividades durante a pandemia da Covid-19. A ferramenta checkCOVID.me foi desenvolvida em colaboração entre brasileiros e norte-americanos.

A cofundadora da startup, Andréia Martins, explica que a ideia da plataforma surgiu em março, durante o Hack for Brazil, um hackathon online promovido pela Aceleradora Grow+, do qual a Usphera XR foi finalista. "O desafio era encontrar soluções que fizessem frente à pandemia da Covid-19, que estava se espalhando por todo o mundo, incluindo o Brasil e os Estados Unidos, países onde suas consequências foram severamente percebidas", relata. 

A proposta do checkCOVID.me é tornar mais simples e ágil a tarefa de acompanhar a saúde dos funcionários de uma empresa. Andréia diz que a startup desenvolveu a ferramenta pensando nos cuidados que o gestor precisa ter com sua equipe e nas formas de alertá-lo quando um potencial problema aparecer. "Assim, é possível ter uma resposta rápida e eficiente, resguardando a saúde tanto dos colaboradores como da empresa." 

O maior desafio, conforme o CEO do checkCOVID.me, Rodrigo Serzedello, foi no problema de forma global, trazendo soluções regionais para as empresas. "Além do desenvolvimento da plataforma multilíngue, tivemos que observar os padrões da LGPD no Brasil e a CCPA americana, que tratam da proteção de dados do sistema, o que foi um grande aprendizado para todos nós", destaca, salientando que a Amazon AWS é parceira.

Veja como funciona a ferramenta: 

Na plataforma, o gestor tem acesso à um painel, onde estão consolidadas as informações dos colaboradores, que são voluntariamente autodeclaradas e sistematizadas. O colaborador é cadastrado e recebe um link por SMS com os termos de uso e política de privacidade. Depois de aceitar, ele completa seu cadastro e indica diariamente se possui algum sintoma. Assim, o ambiente de trabalho pode ser acompanhado e as medidas de prevenção podem ser acionadas sempre que necessário.  

O sistema também automatiza as informações relevantes e envia alertas via email e SMS para o gestor. O checkCOVID.me possui três tipos de planos: gratuito, para até três colaboradores; empresarial e corporativo. 

Quando o período da pandemia passar, a plataforma será direcionada para monitoramento de doenças crônicas que afetam os trabalhadores e geram reflexos nas empresas.

Comments