Porto Alegre conta com iluminação pública inteligente

Tecnologia implementada pela TIM, Telemetria e Qualcomm nas luminárias da IPSul permitem gestão remota, economia de energia e segurança

Recurso já está disponível em luminárias da Capital gaúcha - Cesar Lopes

Porto Alegre conta com mais de 22 mil luminárias inteligentes nas principais avenidas e ruas de Porto Alegre. O número representa aproximadamente 20% de todos os pontos de iluminação do município. A tecnologia 4G NB-IoT foi instalada em uma parceria da TIM com a M2M Telemetria, e em colaboração com a Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. (Qualcomm Brasil). O recurso permite gestão remota, economia de energia e segurança e será utilizado pela IPSul, concessionária responsável pelo setor da Capital.

A expectativa é que, ao combinar a tecnologia de telegestão inteligente com o uso de luminárias LED, o controle de luz seja 12% superior em comparação à gerada apenas pela modernização. A implementação integra as iniciativas para ter serviços mais eficientes. "Esse projeto está alinhado com nosso compromisso em oferecer melhorias contínuas para a população, aprimorando a gestão da iluminação pública", afirma Raimundo Dantas, diretor executivo da IPSul.

Marcos Felipi Garcia, secretário municipal de Serviços Urbanos de Porto Alegre, acredita que esse é um importante avanço na busca por uma cidade mais inteligente. "Esse tipo de monitoramento traz inovação e economia. Vamos poder atuar de forma preventiva e ter mais eficiência nos serviços prestados".

A tecnologia

As luminárias reportam e recebem as informações essenciais para as funcionalidades na rede em nuvem por meio conectividade da TIM. Com experiência em projetos de cidades inteligentes, Paulo Humberto Gouvea, diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, acredita que o diferencial da empresa é estar em todo o Brasil. "Estamos muito felizes em poder usar nossa expertise mais uma vez para apoiar a oferta de serviços de iluminação pública mais eficientes e melhorar a vida da população de Porto Alegre", afirma.

Os módulos de Telegestão Inteligente da M2M permitem o monitoramento e controle remoto das luminárias. Com os dispositivos e a plataforma de gestão de serviço é possível acompanhar o consumo de energia, controlar a luminosidade, receber alertas em tempo real sobre estruturas defeituosas, além de ligar ou desligar os mecanismos. Outro diferencial é a localização por GPS, que permite uma administração mais eficiente e traz mais segurança, pois inibe o furto de equipamentos. A expectativa é que, futuramente, as tecnologias permitam a manutenção preventiva e segura da iluminação do município.

 

Comentários