Porto Alegre terá novo polo de Inovação na Zona Norte

Negócio será operado por empresa de São Paulo no prédio DNA do Aço

Prédio DNA do Aço abrigará novo polo de Inovação em Porto Alegre - Onovolab / Divulgação

O prédio DNA do Aço (Avenida Severo Dullius, 2125 - bairro São João), em Porto Alegre, que abriga a Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS), está em obras para abrigar novas operações. A estrutura de nove andares sediará um polo de Inovação na Capital. Previsto para inaugurar em junho, o negócio será operado pela Onovolab, empresa fundada em 2018 em São Carlos, em São Paulo. 

Pertencente à família de Zeca Martins, que atua em segmentos de aço e plástico, o profissional será o parceiro local do Onovolab. Em São Carlos, há operações de pesquisa e desenvolvimento de grandes empresas, entre elas, o Santander, que tem 300 funcionários no ambiente. O empreendimento também abriga negócios do iFood, da Magazine Luiza e da Votorantim. 

Com negociações em andamento, na Capital gaúcha já é possível saber que grande parte do prédio será destinado à Hygia, empresa de tecnologia voltada à saúde. A AARS também deve se manter no prédio. Conforme Martins, a ideia é ter, inicialmente, mais de 500 pessoas trabalhando no chamado 'hub de Inovação'. 

Para a coluna de Giane Guerra, em GZH, o CEO do Onovolab, conhecido como Anderson Criativo, apontou o diferencial do empreendimento para um collab, como a realização de exposições de arte, visita de orquestra e de escolas públicas - que já ocorrem na unidade paulista. "Em dois anos, foram 400 eventos. Temos uma forte conexão com universidades e grandes empresas. Não é um lugar para o qual você vem para trabalhar só. São grandes companhias, presidentes de bancos, com pequenas empresas orbitando." 

Para Criativo, o espaço não concorrerá com outros locais de Inovação em Porto Alegre, mas incrementará o ecossistema. Em São Carlos, ele foi construído em uma fábrica destruída e atualmente tem 70 startups, gera mil empregos e impacta em R$ 100 milhões por ano a economia da cidade. 

Comentários