Setur apresenta iniciativas em evento

Entre as metas da pasta está a criação de um novo plano estadual de turismo

A Secretaria do Turismo (Setur-RS) realizou nesta sexta-feira, 8, no Hotel Sheraton, o Fórum Estadual de Turismo. O evento que reuniu centenas de pessoas, contou com as presenças do governador Tarso Genro; do vice-governador, Beto Grill; do prefeito da Capital, José Fortunati; do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde e de autoridades e representantes do trade turístico do Estado.
Dizendo-se satisfeita com o número significativo de participantes no evento, a secretária Abgail Pereira destacou que essa representatividade toda é resultado da atuação da Setur nestes primeiros meses de Governo. "Até agora ouvimos muito, fomos ao Interior e ao Exterior, e sabemos que o turismo é estratégico para o desenvolvimento do Estado. E todos estão percebendo que estamos trabalhando para isso".
A secretária revelou que está em estudo, junto à Grampal, um consórcio de turismo metropolitano que terá a tarefa de elaborar um projeto para criar um Centro de Eventos de caráter mundial para atender à demanda da população gaúcha. "O consórcio será um eixo do nosso plano estratégico para que Porto Alegre se torne a porta de entrada para o Mercosul e seja o principal canal de entrada de turistas e investidores". Além disso, informou que o Fórum seria a primeira oportunidade para o trade tomar conhecimento da realização da 1ª Conferência Estadual do Turismo que a pasta pretende promover ainda este ano.
Abgail destacou que entre as metas da secretaria está a criação de um novo plano estadual de turismo com a alteração de leis que, atualmente, não servem ao setor. Com relação ao evento que movimentará o turismo gaúcho nos próximos anos, a secretária contou que entre as ações que já foram colocadas em prática está a Escola da Copa, em parceria com as secretarias do Esporte e do Trabalho. De acordo com o governador Tarso Genro, o trade tem uma responsabilidade enorme para que esse projeto dê certo, no entanto, ressaltou que existem pontos que precisam de acertos. "Não se faz turismo sem que se tenha acessibilidade para chegar aos locais. Não se faz turismo se não existe uma organização institucional e se os setores públicos e privado não trabalharem juntos, sem disputa de beleza. O Governo tem essa visão", afirma.
Tarso ressaltou que outro aspecto que deve merecer uma maior atenção é o da segurança. "A questão da segurança pública tem de ser tratada com seriedade. Teremos a polícia comunitária turística que atuará em regiões como a Serra, Costa Doce e Metropolitana", revela. Para o prefeito José Fortunati, o turismo tem um papel fundamental para colocar o Rio Grande do Sul no mapa do País. "Até há pouco tempo, o Estado não existia nas ações pensadas pelo Governo Federal. E agora vemos isso mudar. O turismo faz bem, desenvolve, cria renda e aumenta a autoestima", sintetizou. 

Comentários