Shopping Iguatemi sedia debate sobre tendências mundiais do varejo

Encontro foi voltado para lojistas, com objetivo de debater os rumos do segmento e o perfil do novo consumidor

Mariana Carvalho, Nailê Santos, Gustavo Schifino e Thiago Ribeiro - Crédito: Lucas Seghessi

Pelo quinto ano, o Iguatemi Porto Alegre recebeu o 'Pós-NRF', evento interno que tem como objetivo apresentar as tendências e o rumo do varejo aplicados na prática. O encontro foi realizado hoje, 29, no GNC Cinemas do shopping. Voltado exclusivamente para lojistas e parceiros, o evento é promovido anualmente pela Ancar Ivanhoe, empresa de shoppings centers que o Iguatemi faz parte.

O 'Pós-NRF' deste ano contou com palestras do CEO da DWZ, Gustavo Schifino, o head e sócio da 4All; Tiago Ribeiro e a sócia da Ancar Ivanhoe,  Mariana Carvalho, que levantaram reflexões sobre conceitos como o Metaverso, NFTs e Web3. Os convidados dividiram com os lojistas o perfil e as motivações desse novo consumidor, cada vez mais multicanal e criterioso no momento da compra.

 "Quanto mais a gente avança na transformação digital, mais precisamos ser humanos. Embora a tecnologia esteja exigindo uma adaptabilidade muito grande, ela não é antagônica às relações entre as pessoas", afirmou Mariana. A empresária abordou temas relacionados ao futuro do varejo na era da transformação, como ESG, os impactos do formato de trabalho híbrido no segmento e a necessidade da escuta ativa.

Em sua fala, Tiago tratou sobre assuntos como a estratégia omnichannel, a importância da economia circular e do relacionamento próximo com os consumidores. Além disso, trouxe dados recentes sobre o varejo mundial e as transformações geradas pela pandemia. "A Covid-19 parou o mundo, mas não conseguiu parar o varejo. Não está sendo fácil, mas a inventividade foi algo crucial. Que a gente não perca este clima de inovação", relatou.

Schifino dissertou não somente sobre conceitos da NRF, mas também com relação aos eventos South Summit e Web Summit, refletindo sobre como as gerações Z, Alpha e C podem impactar o segmento, trazendo temas como Metaverso e NFTs. "Antes de adaptar o negócio ao digital, nós precisamos nos adaptar a esse novo mundo. Sobretudo, temos que entender o que há de valor nisso. As empresas tradicionais têm a lógica de não se permitir errar, ou seja, de investir cada centavo em algo que dê certo. Assim, elas acabam nem mesmo testando novas experiências. Não podemos prever o que vai dar certo ou errado, mas precisamos tentar inovar a todo momento", salientou.

A gerente geral do Iguatemi Porto Alegre, Nailê Santos, salientou que a quinta edição do evento é um um momento fundamental de encontro com os lojistas e parceiros, visto que os permite consolidar os aprendizados da "mais importante feira de varejo do mundo". "É muito gratificante chegar até aqui e poder contar com todos vocês nesta trajetória. Por isso, valorizamos muito este evento, em que podemos refletir sobre o futuro e pensar como podemos nos diferenciar cada vez mais."

Comentários