Universidade de Caxias do Sul lança livro sobre imigração italiana

Recentemente a obra foi apresentada em evento no teatro da instituição

Evento de lançamento contou com presença de autoridades - Crédito: Divulgação

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) lançou recentemente a obra 'Sesquicentenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul - 1875-2025', reconhecida pelo governo estadual como publicação oficial sobre os 150 anos da imigração italiana. O evento, realizado no UCS Teatro -  na rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - em parceria com o Consulado-Geral da Itália, reuniu autoridades civis, religiosas e acadêmicas, além de representantes de entidades e da comunidade regional.

A cerimônia foi marcada por apresentações musicais e teatrais que recriaram a saga dos imigrantes italianos, com destaque para a estreia da Fantasia Merica Merica, composta por Gilberto Salvagni e interpretada pela UCS Orquestra e Coro. O livro, bilíngue e com 636 páginas, reúne textos de 66 autores ligados a instituições brasileiras e italianas, buscando oferecer uma visão científica e plural da imigração.

Segundo o reitor Gelson Leonardo Rech, organizador da obra junto aos professores Anthony Tessari, Roberto Radünz e Terciane Luchese, o projeto é resultado de décadas de pesquisa da UCS sobre o tema. Para o cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso, o conteúdo busca refletir a força da italianidade transmitida por gerações no Estado. A publicação está disponível na UCS Livraria, com renda revertida ao Recanto da Compaixão Frei Salvador, da Associação Mão Amiga, e conta com patrocínio da Móveis Florense.

Comentários