V744atelier apresenta a exposição 'A Matéria da Paisagem' de Letícia Lampert
Ocasião tem abertura em 9 de agosto, das 17h às 20h

Será realizado no V744atelier - rua Visconde do Rio Branco, 744 - a exposição 'A Matéria da Paisagem', da artista Letícia Lampert, uma comemoração aos seus quatro anos de atuação como espaço dedicado à arte contemporânea em Porto Alegre. O momento tem abertura em 9 de agosto, das 17h às 20h, com entrada gratuita. A visitação seguirá nas datas de 11 de agosto a 26 de setembro, de quarta a sexta-feira, das 14h às 17h. Outros dias e horários, é por meio agendamento prévio na rede social do espaço @V744atelier.
A mostra apresentará trabalhos inéditos que, embora enraizados em sua pesquisa de longa data sobre o ambiente urbano, revelam um afastamento intencional da
representação direta da cidade para flertar com a abstração e a linguagem das formas. "Esta nova exposição segue ainda como um desdobramento da minha pesquisa mais ampla sobre as cidades, mas ela vai se distanciando de uma reflexão mais direta sobre o urbanismo", explica a artista.
A artista trabalha há tempos com a imagem fotográfica e a colagem como meios de pensar a paisagem, especialmente a urbana. Suas imagens, quase sempre, sofrem interferências como cortes, apagamentos, combinações e sobreposições. "Interessa-me esta tensão entre algo imaterial, a imagem, e a materialidade da qual ela é feita. Por isto o concreto e o compensado foram entrando nos trabalhos, meios que são próprios da construção civil utilizados para construir este imaginário a partir dela. Por isto o título da mostra", detalha a artista. 'A Matéria da Paisagem' busca propor reflexões sobre os caminhos possíveis da arte contemporânea.
Celebração
A exposição também ganha um caráter especial por ser concebida no V744atelier, projeto da artista Vilma Sonaglio, que completa quatro anos de existência em 2025. "A proposta do V744atelier é muito especial e pra mim é uma honra e uma alegria poder fazer parte. A Vilma cria um ambiente de total liberdade e apoio que é raríssimo encontrar. Esta é uma exposição-atelier, no melhor sentido que isto poderia ter", diz Letícia, que destaca a montagem como parte do processo e não como seu encerramento. Vilma Sonaglio fala sobre a celebração e exposição: "Receber a exposição de Letícia Lampert no V744atelier para celebrarmos quatro anos de existência tem um significado muito especial para mim".