Vitor Ramil apresenta espetáculos gratuitos na Biblioteca Pública do Estado
Unindo música e poesia, evento homenageia autores consagrados e marca o encerramento de projeto cultural
A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), promove na próxima quarta-feira, 18, um espetáculo com Vitor Ramil, musicista e escritor pelotense. A apresentação marca o encerramento do projeto 'A palavra voa - poesia que se canta', com o artista cantando poesias de autores como Angélica Freitas, João da Cunha Vargas, Jorge Luis Borges e Paulo Leminski. O evento ocorrerá no Salão Mourisco da BPE, às 19h, com entrada sem custos mediante retirada de senha, disponíveis a partir das 17h30 na portaria da biblioteca.
O curador do projeto, Arthur de Faria, destacou o caráter exclusivo do show, preparado por Ramil especialmente para esta ocasião. "Ele tocará canções que escreveu a partir de poesias originalmente publicadas em livros, de escritores como Alan Ginsberg, Angélica Freitas, Augusto dos Anjos, Fernando Pessoa, Jorge Luis Borges, João da Cunha Vargas, Lobo da Costa, Paulo Leminski e Sam Shepard. São canções muito conhecidas, já gravadas em alguns de seus discos, além de músicas inéditas ou que não tocava há muito tempo", afirmou
O projeto, realizado desde setembro, trouxe quatro apresentações que mesclam música e literatura. Segundo Arthur, "poucos compositores da atualidade, em qualquer lugar do planeta, têm a expertise e a experiência em musicar poesias de livros como Vitor Ramil". Contemplado pelo 'Programa Banrisul de Patrocínios 2024 - Edição Cultural Reconstruir RS', a iniciativa reforça o apoio à retomada cultural do Rio Grande do Sul após as enchentes ocorridas em maio deste ano.