"De alma leve": depois de 40 anos, João Ávila deixa o Grupo Sinos

Comunicador, que foi colunista de Política por 15 anos no Jornal NH, conversou com o Coletiva.net

João Ávila se dedicou 40 anos ao Grupo Sinos - Maira Kiefer/Câmara Vereadores NH

Há quatro décadas, quando tinha 16 anos, João Ávila iniciou a história profissional no Grupo Sinos. A trajetória se encerrou na última segunda-feira, 19, um dia antes do grupo midiático completar 65 anos. Em conversa com a reportagem do Coletiva.net, o comunicador disse que sai "de alma leve, pela porta da frente e levo esta empresa para sempre no meu coração. Só não sei o que vou fazer se não me derem um dos sinos espalhados pelos diversos setores da empresa". 

Antes de ser desligado, o jornalista já tinha manifestado o interesse em sair. Conforme o radialista, a vida é feita de desafios, e deixar de frequentar a redação do jornal NH após quatro décadas é um desses, assim como ter as primeiras férias de 30 dias corridos. No entanto, o maior deles "é trabalhar na defesa da imprensa livre, de qualidade e no combate às falsas informações".

Ele confessou ainda não estar preocupado com o futuro profissional, isso porque pretende descansar  por algumas semanas e depois decidirá o caminho a seguir. "Não tenho a pressa que tinha para ter as informações em primeira mão!", ressaltou.

Do Esporte à Política

No período dedicado ao grupo do Vale do Sinos, João passou por diferentes funções. No impresso de Novo Hamburgo, foi repórter de Esporte, Polícia e Geral, atuou como editor, chefe de Reportagem e editor do Suplemento de Informática. Nos últimos 15 anos, foi colunista de Política, pela qual se despediu dos leitores. 

Na rádio ABC, em 2002, coordenou o Jornalismo, foi comentarista do 'NH10', ao lado de Cláudio Brito, e apresentador do 'Ponto e Contraponto'. Também trabalhou por dois anos no projeto da 'TV Jornal NH', entre 2004 e 2006. Ainda teve rápidas passagens pelo Diário de Canoas, onde trabalhou por quatro meses entre 2006 e 2007, e pelo Jornal VS, por um mês em 2003.

Depois de tanto tempo, o radialista afirmou que acumula muitos momentos especiais de um período que foi de muitos aprendizados, conhecimentos e desafios. "Entrei na empresa ainda adolescente, construí minha vida a partir disso. Por isso só tenho a agradecer a oportunidade que me foi dada pelo Grupo Sinos", relembrou o profissional, que este ano foi reconhecido por suas atividades, com relevante contribuição para o Jornalismo, com o recebimento da Medalha Alberto André, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).

Comentários