'Introvertendo': podcast produzido por autistas integra programação da Furg FM

Criado por estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), programa vai ao ar aos sábados

Programa vai ao ar semanalmente - Reprodução

Recentemente, a rádio Furg FM, da Universidade Federal de Rio Grande, atualizou a programação. Entre as novidades está o podcast 'Introvertendo'. Originalmente criado por estudantes autistas da Universidade Federal de Goiás (UFG), atualmente o programa é produzido por indivíduos neuroatípicos inseridos em diversos campos de atuação. A atração é veiculada semanalmente aos sábados, às 18h. 

Um dos fundadores da iniciativa é o jornalista porto-alegrense Tiago Abreu. Foi com o comunicador que o técnico-administrativo em Educação Fábio Soares Farias, coordenador de Programação da rádio Furg FM conversou para poder incluir o podcast na grade da emissora. Conforme o gestor, ele ficou animado com a possibilidade da parceria para a transmissão. "Fui convincente nos argumentos e a proposta foi bem recebida pelos produtores".

A ideia de veicular o 'Introvertendo' veio quando Fábio pesquisava atrações relacionadas à literatura e à saúde para diversificar a programação da estação, que costuma ser mais focada na educação para cultura musical. "Por ter um irmão adotado neuroatípico, procurei o tema, encontrando este excelente trabalho realizado pela equipe do 'Introvertendo'", explicou o coordenador. 

Para ele, o autismo é uma pauta relevante na sociedade moderna e precisa ser cada vez mais divulgado para o ensino popular e promoção de uma inserção adequada, respeitosa com a individualidade de cada um. "A Furg FM é um veículo público e este papel divulgador e fomentador de educação nos cabe no serviço à sociedade brasileira", destacou.

Seleção dos episódios

Entre os temas abordados estão 'Regras Sociais', 'TDAH e Autismo', e 'O Que É o Autismo?' - episódio esse que marcou a estreia no veículo de Rio Grande em 15 de abril. Para a escolha do que vai ar, Fábio descarta apenas os capítulos que são datados ou possuem tema sensível que não possa ser abordado devido à legislação reguladora da atividade na rádio. 

De acordo com o diretor, a esperança é que seja possível "renovar esta profícua parceria regularmente e manter o 'Introvertendo' na grade de programação por muitos anos". A Furg FM pode ser ouvida no portal e nos aplicativos agregadores de rádios on-line disponíveis para celulares.

Comments