'Um doce desejo' é o mote da campanha da Femaçã 2023

Ação concebida pelo publicitário Rodrigo Pelliccioli, diretor da VPro, traz fotos de soberanas da festa com uma serpente

Fotos ilustram o mote ?Um doce desejo? - Juliane Tonin/Femaçã

'Um doce desejo' é o mote que guia os materiais da campanha da 11ª edição da Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial de Veranópolis (Femaçã). Desenvolvida pelo publicitário Rodrigo Pelliccioli, diretor da VPro, agência de Veranópolis, a ação traz fotos da imperatriz Taís Munaretti e das princesas Angélica Verruck e Gisele Rebelatto da Fonseca segurando uma jiboia de 1,80 metro e os frutos. A intenção, conforme o idealizador, foi "fugir dos padrões e trabalhar um conceito que atraísse a atenção dos visitantes".

A iniciativa foi inspirada na passagem bíblica em que Adão e Eva são provocados pelo animal e cedem ao desejo de morder o fruto não permitido. Para tanto, a serpente tem papel de destaque, acompanhada pela corte, "que, de forma inusitada, convida a todos para caírem no doce desejo de visitar Veranópolis, o berço da maçã no Brasil, e provarem o fruto que há muito deixou de ser proibido", explica Rodrigo. As imagens comporão cartazes, outdoors, folders e posts nas redes sociais.

Responsável pela Comunicação visual da feira desde 2011, a VPro segue a proposta de chamar a atenção pela criatividade, sensualidade e ousadia. Em 2015, sob o slogan 'Caia na tentação', as soberanas apareciam na arte de divulgação com os alimentos em frente ao corpo. Já em 2019, o mote foi 'Paraíso para todos', e os trajes da imperatriz e das princesas foram pintados diretamente sobre a pele delas.

Conforme a imperatriz, desde 2015, o cartaz da Femaçã é o item mais aguardado do evento. "A cada edição, a comunicação da festa surpreende a todos com muita criatividade. Quando geramos um impacto na mídia, isso também gera curiosidade na população, atrai pessoas para visitarem a festa e conhecerem o município de Veranópolis", destaca.         

Produção e superação 

Para produzir o material, a equipe procurou profissionais que trabalhassem com serpentes domesticadas e encontrou no município vizinho de Nova Roma do Sul a fotógrafa Juliane Tonin e o Eco Parque Cia Aventura. Antes de posar para os registros, as modelos passaram por um processo de ambientação, aprenderam sobre as cobras e as espécies não venenosas, e tiveram contato com diferentes variedades e tamanhos de répteis para que se sentissem mais confortáveis para segurá-los.

Para Taís Munaretti, o trabalho foi uma superação, pois ela tem medo de cobras. A imperatriz diz que os limites dela foram respeitados e que até foi pensado em colocar os animais nos pescoços das princesas. No entanto, ela se tranquilizou depois do acolhimento dos profissionais do parque, que explicaram sobre o biótipo e como manusear adequadamente os bichos.

"Eu fui de mente aberta, mas não imaginava que iria conseguir. Nos sentimos muito empoderadas", compartilha a soberana, que segurou o Darwin, uma jiboia macho de 14 anos, que vive desde filhote no Eco Parque Cia Aventura, onde há mais quatro cobras. A 11ª edição da Femaçã ocorrerá de 14 a 16 e de 20 a 23 de abril no Parque de Exposições José Bin (Alameda Santos Dumont, bairro Femaçã). Mais informações podem ser conferidas no site da festa.

Ficha-técnica

Soberanas: Taís Munaretti (imperatriz) e Angélica Verruck e Gisele Rebelatto da Fonseca (princesas)

Coordenação-geral: Rodrigo Pelliccioli (VPro)

Agência de publicidade: VPro

Cabelo: Stella Beauty Salon

Maquiagem: Luciane Tacca

Fotógrafa: Juliane Tonin

Imagens making of: Abraão Frainer (Frainer Filmes)

Comissão Social XI Femaçã: Mariovane Mossi, Karina Borsatto e Angela Reali

Locação: Eco Parque Cia Aventura, em Nova Roma do Sul (RS)

Apoio: Julio Cesar de Borba (Eco Parque Cia Aventura)

Comentários