Adjori e Jornal Cidade realizam '61º Congresso de Jornais do Interior'

Com tema 'Da Paica ao Pixel: como manter o jornal relevante', as atividades tiveram início na última semana

O presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), José Nunes, falou sobre a 'Importância do Jornalismo do Interior' - Crédito: Reprodução

Aconteceu, no último final de semana, em Uruguaiana, o '61º Congresso de Jornais do Interior'. O evento foi promovido pela Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul (Adjori RS), e organizado pelo Jornal Cidade. Com o tema 'Da Paica ao Pixel: como manter o jornal relevante', as atividades tiveram início ainda na semana. 

No primeiro dia de evento os congressistas visitaram quatro organizações inseridas na comunidade local, de diferentes segmentos, e que representam algumas das potencialidades da cidade. Já no sábado, 7, aconteceu a jornada técnica, com seis palestras técnicas que abordaram tópicos jurídicos, temas essencialmente jornalísticos, e assuntos de gestão. À noite, houve a entrega do '7º Prêmio de Jornalismo da Adjori RS'.

Com o tema 'Jornalismo e desinformação - ética, responsabilidade e dano moral', o desembargador Túlio Martins, da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), foi o primeiro palestrante. O profissional falou sobre a liberdade de imprensa e democracia e sobre como os tribunais vêm se posicionando em processos de danos morais contra jornais e jornalistas. 

Na sequência, o presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), José Nunes, manifestou-se sobre a 'Importância do Jornalismo do Interior', destacando ações que visam valorizar esses veículos. Raquel Wunsch, produtora da TV Brasil, falou sobre o grupo do WhatsApp , intitulado de 'Jornalistas RS', criado durante as enchentes para compartilhar informações e imagens entre jornalistas que atuam no Brasil.

Vanessa Rizzi, diretora-geral do Diário de Santa Maria, abordou 'Um modelo de sustentabilidade financeira para o jornal impresso', mostrando o que o Grupo Diário vem fazendo para se reinventar e sustentar a operação do impresso. O jornalista uruguaianense e mentor em oratória Rafael Ferreira pronunciou-se sobre produção de vídeos e engajamento, dando dicas práticas de como tornar a atuação dos jornais nas redes sociais mais atrativa, aumentando a participação do leitor. Por fim, o artista gráfico Paulo Azevedo apresentou a nova identidade visual da Adjori RS e detalhou as fases de sua construção, bem como os arquétipos que fundamentaram os elementos que dão significado à logomarca.

Comments