Dia da Imprensa Rio-Grandina será comemorado em 3 de janeiro

Data escolhida remete à criação do primeiro jornal da, até então, Vila do Rio Grande, em 1832

Data será celebrada anualmente - Banco de imagens/Canva

Os jornalistas e demais profissionais da área ganharam uma nova data para celebrar a profissão. A partir de 2023, o Dia da Imprensa Rio-Grandina será comemorado, anualmente, em 3 de janeiro. A data escolhida remete à criação do primeiro jornal da, até então, Vila do Rio Grande, em 1832, e o primeiro jornal do interior da Província de São Pedro, hoje Rio Grande do Sul: O Noticiador.

O nome do fundador, o farmacêutico maçom Francisco Xavier Ferreira, batiza ainda uma das mais importantes praças da cidade. A pesquisa da data contou com o apoio da jornalista Rosane Borges Leite. O pedido do projeto de lei foi encaminhado pela Delegacia de Jornalistas da Cidade do Rio Grande, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors), para o vereador Luciano Figueiredo e sancionado pelo prefeito Fábio Branco. 

O diretor executivo do Sindjors, André Zenobini, destaca: "Criar uma data para a imprensa rio-grandina é uma valorização do jornalismo pioneiro e forte, que sempre foi uma marca de nossa cidade. É uma simbologia que aponta no calendário oficial o reconhecimento à imprensa e aos profissionais que diariamente lutam para informar".

O vereador Luciano Figueiredo agradece a oportunidade de ter sido procurado e "de que o meu mandato contribuiu para valorização dos profissionais da imprensa, que trabalham 24 horas por dia pela busca da veracidade dos fatos".

 

Comments