Documentário narra a história do clube social Négo Futebol Clube

Realizado por Emerson Machado e Sérgio Rosa, 'Ontem e Hoje - Histórias Negrejadas do Négo FC' deve estrear em junho

Documentário deve estrear em junho - Divulgação

A história do clube social negro de Venâncio Aires, Négo Futebol Clube, em breve, poderá ser vista em vídeo. Isso porque está em desenvolvimento o documentário 'Ontem e Hoje - Histórias Negrejadas do Négo FC'. Realizado pelo fotógrafo, jornalista e professor Emerson Machado e pelo produtor audiovisual e ator Sérgio Rosa, o projeto foi contemplado no Edital FAC Expressões Culturais, da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), publicado em 2021. A previsão de lançamento da obra é em junho deste ano.

Aprovado em março do ano passado, desde agosto os profissionais se debruçam sobre o filme. Depois da escritura do roteiro, foram realizadas as criações das cenas, o estudo de locações e a seleção dos entrevistados. Atualmente, está na fase de montagem. A assessoria histórica é do professor e mestre Jair Pereira, que também participa do documentário contando parte da história da associação.

Para Sérgio, mostrar a trajetória do Négo é gratificante, não só como produtor, mas por se identificar com o estabelecimento. O diretor afirma que a agremiação o acolheu por muito tempo. "O ator e produtor audiovisual que sou hoje tem muitas memórias lá dentro. Então, nada mais justo do que retribuir, deixando, principalmente para os que virão depois de nós, a história de um importante clube para a comunidade negra", afirma.

Já Emerson Machado explica que o racismo sempre o incomodou, não só em filmes e documentários, mas também durante a sua vivência na periferia de Alvorada, onde ele diz ter sofrido com o preconceito e com a desigualdade social. Por isso, ele sempre teve vontade de colaborar com o movimento negro. "Já que, na minha percepção, não teremos uma democracia concreta enquanto não enfrentarmos a questão do racismo, que no Brasil é estrutural e institucional". 

O documentário

Com o objetivo de registrar a história cultural do Négo Futebol Clube, o vídeo traz relatos dos frequentadores, tanto dos mais velhos quanto dos mais novos. A intenção é criar uma relação de passado e futuro.  A escolha pelo vídeo foi feita para registrar não só os relatos, mas as imagens dos participantes e gerar um registro histórico. 

A ideia do projeto surgiu a partir de um post com texto do Négo FC nas redes sociais de Sérgio. Em um comentário na publicação, Émerson sugeriu a produção de um documentário. Pouco tempo depois, foi aberto o edital da Sedac que contemplava clubes negros. "Acreditei que a ideia se encaixava bem no edital e que levaria ao povo negro de Venâncio Aires a conhecer mais um pouco da sua própria história, que, em grande medida, foi apagada e deve, sempre que possível, ser resgatada", conta o fotógrafo.

Ficha técnica:

Direção: Sérgio Rosa e Emerson Machado

Direção de Fotografia: Emerson Machado

Roteiro: Sérgio Rosa e Emerson Machado

Assessoria histórica: professor e mestre Jair Pereira

Produção: Afrocena e Tangerineh Fotografias

Captação de Som: Emerson Machado

Montagem: Eduardo Vaz

Tradutora de libras: Marluce Gomes Machado

Comentários