Documentário sobre LGBT+ no esporte é selecionado para Festival de Cinema

Trabalho foi realizado por alunos da Faculdade São Francisco de Assis, de Porto Alegre

Reprodução

O documentário 'Além das Barreiras', realizado por seis alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade São Francisco de Assis, de Porto Alegre, foi selecionado na categoria 'Mostra Alternativa' para o Festival de Cinema Estudantil de Guaíba, que acontecerá de 5 a 14 de novembro. O trabalho, orientado pela professora e cineasta Daniela Israel, aborda a inclusão de LGBT+ no esporte e exibe os times Magia e Pampacats, da Capital.

O jornalista e integrante do grupo Pedro Molnar contou em conversa ao Coletiva.net que o mais importante em fazer este trabalho foi fomentar a inclusão LGBT+ no Esporte, na área da Comunicação, no Jornalismo, na Publicidade e no Cinema. "Cada vez mais clubes esportivos estão colocando o preconceito para escanteio, mostrando para a sociedade que não é a desigualdade social que vai impedi-los de praticar esporte", destacou.

Participaram do documentário Tiago Campiol, na direção; Pedro Molnar, na produção; Yuri Veleda e Lucas Garse, na reportagem; e Bianca Marques e Cibele Santos, na edição. Além deste documentário, outras cinco produções gaúchas foram indicadas nesta categoria.

Criado em 2001, o festival busca valorizar a capacidade de alunos da rede básica de ensino de lidar com a linguagem audiovisual e exercitar sua autoria utilizando a tecnologia. O evento também oferece oficinas com referências básicas da linguagem e noções técnicas da utilização do equipamento de captação e edição de imagens, que são programadas como atividades preparatórias, visando a estimular a participação qualificada de estudantes e professores que desejam realizar suas produções para a competição.

Filmes gaúchos selecionados na Mostra Alternativa:

'Acordes' - Direção de Paulo Amaral e Alisson Machado, de Alegrete

'Contos e fábulas - O despertar da identidade' - Direção de Alisson Machado, de Alegrete

'O entalhador de histórias' - Direção de Valdinei de Vargas Silva, de Três Passos

'No Amor' - Direção de Juan Quintáns, de Porto Alegre

'Paladino futebol paixão' - Direção de Raniely Quevedo de Lima, de Três Passos

Comments