Estudantes de Venâncio Aires participam de projeto do Unicef de combate às fake news

Três jovens foram selecionados para ajudar a disseminar informações confiáveis sobre o coronavírus à população, por meio das redes sociais

Jeferson Marcelo e Tainá - Reprodução

Com intuito de minimizar as fake news, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou, no início do mês, o programa de voluntariado online para jovens entre 16 e 24 anos. O estudante de Serviço Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Jeferson Gabriel Ribeiro dos Santos, 19 anos, é um dos participantes. Ele se inscreveu com o intuito de ajudar outras pessoas. "As fake news se propagam muito na internet, acho importante essa orientação. Por exemplo, eu via que minha mãe compartilhava muita notícia falsa e não era por maldade, era falta de conhecimento", comenta.

Sobre o método do voluntariado, o jovem explica que tudo é feito virtualmente. "Recebemos materiais de como denunciar as fake news, como perceber elas, acessar sites confiáveis e diversas instruções." A principal tarefa dos jovens é de compartilhar informações pertinentes à comunidade: "Sempre que localizamos a notícia falsa, mandamos a notícia correta e tentamos explicar certinho", observa Jeferson.

Outro participante da ação é estudante de Enfermagem, também da Unisc, Marcelo Eduardo dos Santos, 19 anos. "Eu sempre gostei de ajudar aos outros. Nos últimos anos, participei de alguns projetos na comunidade escolar, que me proporcionaram isso. Também achei uma forma de não ficar parado na quarentena", diz Eduardo, animado para as próximas fases do projeto. Também foi selecionada a estudante do Instituto Federal Sul-rio-grandense  Campus Venâncio Aires, Tainá Iraê da Luz Vieira, 18 anos. "O nosso objetivo é combater as falsas notícias, que circulam muito em meio à pandemia", acrescenta Tainá.

Ao todo, o programa de voluntariado online pretende qualificar mais de 500 jovens engajados com a comunidade. O projeto terá duração de oito meses e pretende fazer dois encontros presenciais no fim do ano, depois que terminarem as restrições de distanciamento social. Os participantes recebem certificação pelo voluntariado.

Comentários