Gaúcho que fez 15 expedições para a Antártica produz livro fotográfico

Obra de Cesar Rodrigo dos Santos será lançada amanhã, no Museu do Rio dos Sinos, em São Leopoldo

O biólogo e fotógrafo gaúcho Cesar Rodrigo dos Santos produziu um livro que relata, por meio de imagens e textos, experiências que teve na Antártica - Crédito: Reprodução

O fotógrafo gaúcho apresentará seu mais novo livro, intitulado de 'Expedições Antárticas', nesta quinta-feira, 10, no Museu do Rio dos Sinos, em São Leopoldo. A obra reúne relatos e imagens de suas 15 expedições ao continente antártico, realizadas entre 2002 e 2017, e será acompanhada de uma exposição fotográfica gratuita, aberta ao público até o final do mês. O evento também marca a reabertura do museu, que esteve fechado após as enchentes de maio.

Durante as viagens, realizadas por meio do Programa Antártico Brasileiro (Proanter), Cesar documentou a beleza das paisagens gélidas, a fauna local e eventos históricos, como o incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), que ocorreu em fevereiro de 2012. Segundo o autor, o livro busca não só retratar o visual exuberante do continente, mas também ressaltar a importância da preservação ambiental da Antártica, um fator essencial para o equilíbrio climático global. A obra conta ainda com textos da jornalista Silvia Marcuzzo, que complementam a narrativa visual.

A exposição no museu também vai contar com QR codes que direcionam para a audiodescrição das imagens, que buscam revelar o olhar sensível de Cesar sobre o ambiente polar. O livro, após o lançamento, estará disponível para venda em livrarias de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Porto Alegre, além de uma versão digital acessível para pessoas com deficiência visual. O projeto também distribuirá gratuitamente 60% dos exemplares para universidades e centros universitários, com atividades pedagógicas para escolas.

Comments