Inovação, conexão e expansão guiam nova identidade visual da Expomarau 2023

Rebranding foi desenvolvido pela Nostra, agência de Passo Fundo, em parceria com a organização do evento

Nova arte para o evento já está em exibição - Divulgação/ Nostra

Entre 11 e 15 de outubro acontecerá a Expomarau 2023 no Parque Lauro Ricieri Bortolon. A divulgação do evento, no entanto, já começou, e com novidades. A iniciativa, que conta com uma nova identidade visual, teve a arte elaborada pela Nostra, agência de Passo Fundo. O slogan também é outro: 'Inovar para transformar. Conectar para prosperar e evoluir', e foi criado pela organização da feira. Com o desafio de aliar ideias de Inovação, conexão e expansão, esses atributos guiaram a criação, conforme destaca o diretor da Nostra, Paulo Lima Filho, "sem perder a essência que a antiga marca tinha e mantendo a tradição de uma das maiores feiras de indústria e comércio da região Norte".

De acordo com o gestor e o designer Douglas Stolfo, a produção do logo envolveu pesquisa e troca de ideias com as partes envolvidas. Em conversas com o presidente da feira, Gustavo Ferreira, e com a organização foram alinhadas as expectativas e o entendimento do momento da iniciativa. Estudos aprofundados sobre o mercado, público-alvo e principais pontos de contato onde a marca seria exibida colaboraram para desenvolver as estratégias para que todo o ecossistema de Comunicação funcione de forma assertiva. 

Douglas explicou que as decisões visuais e de Comunicação foram pensadas e desenvolvidas de acordo com características que formam a personalidade da marca: "moderna, comunicativa, criativa, interativa, inovadora e conectada". Cada cor remete a um segmento da cidade: o vermelho, à indústria; o amarelo, ao comércio; o azul, aos serviços; e o verde, à agropecuária. Diferentemente da marca antiga, em que as cores eram utilizadas separadamente, na nova, elas foram unificadas por meio do gradiente "trazendo modernidade e a ideia de conexão, onde todos os segmentos se encontram e formam o símbolo da marca, que é baseado no mapa da cidade de Marau - ou seja, a união destas forças é o que transforma e expande a feira".

Além disso, o roxo, que remete à Inovação, também foi adicionado e é outro diferencial em relação à identidade anterior. Já a fonte traz a ideia de modernidade e expansão. Para tanto, ela foi estilizada com tamanhos e proporções diferenciadas que permitem a aplicação em diversas formas e mídias. "Portanto, a principal ideia criativa e conceitual do logotipo foi abusar das formas com a intenção de expandir as aplicações", destacou o criativo. Para o lançamento da marca, realizado no início deste mês, a Projeto da C.A Filmes, produtora de vídeo de Vila Maria, produziu um vídeo que pode ser assistido neste link.

'Inovar para transformar'

O slogan atual substituiu o antigo: 'A mostra da força da nossa gente'. A evolução da marca gerou a necessidade de uma frase que acompanhasse as transformações. O presidente ressaltou que a ideia partiu do conceito de resgate histórico, profissionalização e posicionamento regional da Expomarau no contexto do pós-pandemia. De acordo com Gustavo, durante este período de adversidade, Marau e região se conectaram por meio das lideranças representativas do poder público e da sociedade civil organizada. 

Dessa forma, exalta o executivo, foram renovadas as relações e realizadas ações integradas para ter ambientes sustentáveis para o cuidado com a vida, a sustentabilidade dos setores econômicos e a garantia dos empregos. "Esse momento de superação deu base para uma transformação cultural repleta de valor e que tem a capacidade de conectar cada vez mais a região para juntas somarem esforços e competências para prosperar e evoluir", avaliou.

Comentários