Jornalista lança livro sobre radiojornalismo no interior do Estado

Amanda Rafaela de Lima é mestranda em Comunicação na Unipampa e é repórter na rádio Missioneira

Amanda Lima - Reprodução

Com a ideia de registrar como funciona o radiojornalismo no interior do Rio Grande do Sul, a jornalista e repórter da rádio Missioneira, de São Luiz Gonzaga, Amanda Rafaela de Lima lançará o livro 'Radiojornalismo no interior: sugestões de como fazer'. A proposta, de acordo com a mestranda em Comunicação, surgiu a partir de uma inquietação pessoal, além do amor pela profissão. "Com seis anos de trabalho em uma rádio AM no interior gaúcho, percebi que manuais gerais já existentes, voltado ao rádio das capitais e metrópoles, não davam conta de apoiar e informar como é fazer radiojornalismo de qualidade em outras praças", comenta.

Par ela, o rádio nesses locais "é um universo apaixonante e importante nas comunidades, e que merece atenção da academia e tentativas de torná-lo ainda melhor". Ela explica que, na maioria das emissoras fora da Capital não existe uma diretriz específica de como trabalhar, com ausência de normas constituídas em um guia ou manual. A publicação de Amanda se deu graças ao mestrado em Comunicação e Indústria Criativa, da Unipampa, cuja pesquisa começou neste ano, com orientação da professora Carmen Abreu Gonçalves.

Ela conta que no primeiro semestre foi realizado o que chamou de 'PDI Planejamento', etapa que envolveu pesquisa nas rádios, entrevistas com profissionais e embasamento teórico do trabalho. Agora, ela está colocando tudo em prática a partir das disciplinas do mestrado e o trabalho na rádio. A previsão de lançamento é março de 2019, inicialmente em formato de e-book. O conteúdo está em fase de escrita, que, depois, passará pela revisão, editoração e, por fim, publicação.

Amanda explica que, de forma didática, o guia tem informações de elementos básicos da comunicação em rádio, como os critérios de noticiabilidade, relação com as fontes, técnicas de como escrever para a locução e para o site, orientações para situações específicas, como suicídios, tragédias, crimes envolvendo menores e outros casos do dia a dia. Um dos destaques é sobre apuração de informações. "O objetivo é que seja um livro de apoio a todos e todas que fazem rádio no Interior de qualquer cidade brasileira ou do mundo, com ética, responsabilidade e criatividade", salienta a jornalista.

Comments