Luciano Costa assume secretaria de Turismo, Esporte, Juventude e Cultura de Arroio do Sal
Ao Coletiva.net, comunicador disse que entende a escolha como um reconhecimento pela atividade que desempenhou durante 2024
No início desta semana, Luciano Costa assumiu a secretaria de Turismo, Esporte, Juventude e Cultura de Arroio do Sal. O nome do jornalista surgiu por um convite do prefeito eleito Luciano Pinto (Republicanos), após tomar posse na última semana. Ao Coletiva.net, o comunicador disse que entende a escolha como um reconhecimento pela atividade que desempenhou durante o ano de 2024. "Trabalhei na estratégia e execução da campanha no pleito eleitoral", afirmou. No cargo, ele acumulará as funções para liderar, também, as equipes de Comunicação e Marketing do governo. "No futuro, pode ser que ambas se tornem uma única secretaria", contou.
Apesar disso, ele continua como sócio da Exponencial e diretor de Programação da Coletiva.rádio. Com passagens em setores de gestão em diversos veículos de Comunicação, como no Grupo RBS, Luciano ainda não havia trabalhado no setor público. "Será um novo desafio aos 52 anos", considerou. O profissional revelou que nunca imaginou ocupar essa posição, ainda mais no primeiro escalão. "Porém, sinto-me capacitado para executar um trabalho com eficiência, buscando otimizar os recursos para beneficiar a população fixa e os veranistas, com honestidade, empenho e comprometimento", exaltou.
Desafios da gestão
Por se tratar de uma cidade que fica localizada no Litoral do Rio Grande do Sul, Luciano considera que um dos principais desafios é assumir a função no início da temporada de verão e a transição com o governo anterior. "Além disso, tem toda a organização do Carnaval. Arroio do Sal, em poucos anos, será uma das cidades mais prósperas do Estado, em função da construção dos portos, ferrovia, aumento da população fixa e economia regional. É preciso ser criativo para otimizar recursos, buscar iniciativas público-privadas", explicou.
Apesar de ainda não ter atuado no setor público, o jornalista levará a sua experiência em gestão no privado. Ele se considera um profissional sistemático e alguém curioso, que busca conhecer todas as pontas dos processos. "Como especialista em gestão de negócios e pessoas, minha experiência na iniciativa privada será fundamental para adaptar e aplicar no serviço público, respeitando todos os seus ritos. É preciso ser criativo, inovar, fazer diferente. Para isso, tenho uma ótima equipe, formada por profissionais que conhecem a cidade e que têm visão de futuro", afirmou.
Turismo
Luciano Costa reside em Arroio do Sal desde 2022. "Mudei-me há dois anos. Uma qualidade de vida excepecional", revelou. Apesar disso, ele é um entusiasta em viagens, pois conhece diversos países, onde pode participar de eventos e feiras do setor, além de ter morado em outras localidades brasileiras, a exemplo de Porto Velho e Rondônia. "Essas experiências que tive e o conhecimento que tenho também me qualificam para o cargo", finalizou.