Novo Hamburgo terá polo de produções audiovisuais

Cidade recebeu verba da Ancine e do FSA para investir em projeto

Reprodução

Nesta segunda-feira, 22, Novo Hamburgo recebeu a visita do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, para apresentar o programa Polo Audiovisual. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso, a partir do recebimento de uma verba de R$ 5 milhões, por meio da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Fundo Setorial Audiovisual (FSA), a cidade se tornará um polo nacional voltado a produções audiovisuais.

Segundo Cardoso, além de criar um mercado de produções, a iniciativa fará projeções em espaços públicos, como prédios e escadarias. "Os editais terão abrangência nacional, e o projeto também terá mostra competitiva de séries, de animação e de ficção. Queremos investir em ideias construindo longas e curtas-metragens de alta qualidade", destacou.

O secretário ressaltou, ainda, que a indústria cultural responde por cerca de 2,64% do PIB brasileiro, sendo que, destes, 15% vêm da produção audiovisual. Conforme Cardoso, o programa será desenvolvido em cinco eixos: Profissionalização, que envolverá a criação de um laboratório; Responsabilidade social, o qual terá enfoque na acessibilidade; Formação de público; Estabelecimento de uma rede audiovisual e Fomento. 

Sobre a iniciativa, o ministro disse se tratar de uma política pública com várias conexões articuladas com o objetivo de criar o polo. "Esse programa é uma ampla visão de desenvolvimento econômico, pois irá valorizar os nativos e abrirá espaço para artistas nacionais", afirmou.

Comentários