Patrícia Augsten assume como secretária de Comunicação em Canoas

Em conversa com o Coletiva.net, jornalista afirmou que a missão é "resgatar a essência da Comunicação Pública e Institucional"

Patrícia Augsten assume novo desafio profissional em Canoas - Divulgação

O Escritório de Comunicação (Ecom) da prefeitura de Canoas tem uma nova comandante. Na última quinta-feira, 4, Patrícia Augsten tomou posse oficialmente como secretária de Comunicação Social do município. Em entrevista exclusiva ao Coletiva.net, a gestora disse que foi chamada pelo prefeito Jairo Jorge (PSD) com a missão de "resgatar a essência da Comunicação Pública e Institucional, ou seja, suprapartidária". 

Servidora municipal, conforme a profissional, ela é a única jornalista concursada da cidade. O concurso aconteceu em 2016, na gestão anterior do atual chefe do executivo. Em fevereiro de 2018 ela assumiu a função, mas no final de 2021 pediu licença interesse para se concentrar na tese de doutorado, que tem como linha de pesquisa a Comunicação Pública e Política.

No ano passado, abriu uma empresa de consultoria e atuou na campanha eleitoral com serviços para diferentes candidatos. Para assumir a nova função, entretanto, ela se afastou, temporariamente, dessas outras atividades. O convite para a ocupação a deixa muito feliz também pela valorização do servidor público e das mulheres, "que, agora, ocupam metade dos cargos do primeiro escalão, um grande avanço para a representatividade feminina na política". 

Organizar e fortalecer a Comunicação

Patrícia explicou que o trabalho será focado em duas frentes principais. A primeira delas é a organização do Ecom, "fazendo uma gestão séria e responsável". Conforme a gestora, é preciso colocar as contas em dia, pagar fornecedores que não estavam recebendo e sanar dívidas acumuladas do ano passado. 

Além disso, será realizado um processo de completar a equipe, com pessoas técnicas em cada diretoria - Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Redes Sociais. Estas alterações no time serão realizadas em conjunto com o Gabinete do Prefeito nas próximas semanas.

A segunda frente se relaciona com a missão dada pelo prefeito, "colocando o canoense no centro da Comunicação e fazendo o conhecimento chegar para quem deve chegar". Para isso, as premissas de atuação são abordar as questões de interesse público, ter transparência e criar mecanismos de aproximação e participação cidadã. Uma das estratégias a ser utilizada será a de formar redes comunicacionais a partir de uma aproximação do Escritório com a sociedade civil organizada. "Assim, entidades, instituições, associações, dentre outros, serão canais de difusão de informações relevantes para públicos específicos", explicou.  

Comments