Rádio de luto: Morre José Carlos Coimbra, um dos fundadores da RádioCom

Conhecido como Mortoza, comunicador tratava de um câncer no fígado havia mais de dois anos

José Carlos Coimbra lutava contra um câncer - Acervo RádioCom

A terça-feira, 7, foi de despedida no radiojornalismo gaúcho, em especial para o público e colegas de Pelotas. Um dos fundadores da RádioCom - emissora comunitária, ligada aos sindicatos da cidade -, José Carlos Lindemann Coimbra, conhecido como Mortoza, morreu aos 61 anos. Havia mais de dois anos o radialista tratava de um câncer no fígado. 

Mortoza também passou pela rádio Tupanci, antes de criar a RádioCom, em 2001. No veículo, o comunicador trabalhou por mais de 20 anos em diferentes funções, como coordenação e área técnica, até a aposentadoria, no ano passado.

Além de radialista, Mortoza também era militante e colaborava com diferentes entidades, como o Sindicato dos Bancários de Pelotas e região e o Partido dos Trabalhadores (PT) do município, onde atuou na coordenação do comitê sindical da campanha de 2012. Casado há mais de 30 anos, José Carlos deixa um filho. As cerimônias fúnebres aconteceram ontem, 7, na sala 2 da Angelus Pax. 

Manifestações 

Órgãos ligados à Comunicação do Rio Grande do Sul se manifestaram a respeito da morte do profissional. Nas redes sociais, a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) destacou que o locutor "era figura das mais populares do rádio de Pelotas e zona sul de nosso Estado". Já a rádio idealizada por ele escreveu: "Lamentamos essa perda irreparável, nos solidarizamos com familiares e amigos neste momento de profunda dor e saudade".

Confira as notas na íntegra:

Aceg

Aceg: Nota de pesar

A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) lamenta, com grande tristeza, o falecimento do colega radialista José Carlos Lindemann Coimbra, o Mortoza, aos 61 anos de idade.

Mortoza era figura das mais populares do rádio de Pelotas e zona sul de nosso estado.

Profissional destacado nas rádios Turfe, Tupanci e RádioCom, que foi um dos fundadores.

A Aceg presta condolências aos amigos e familiares.

RádioCom

A RádioCom 104.5 FM manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do companheiro José Carlos Coimbra (Mortoza).

Lamentamos essa perda irreparável, nos solidarizamos com familiares e amigos neste momento de profunda dor e saudade. Nossos sentimentos à família.

Comentários