Série 'Inspira Fundo' tem assinatura de produtora gaúcha Film Journée

Obra começou a ser exibida pelo Canal Futura e Globoplay nesta quarta-feira

Série já está no ar - Crédito: Film Journée

Entrou no ar, nesta quarta-feira, 13, no Canal Futura e no Globoplay, a série documental 'Inspira Fundo'. Desenvolvido pela produtora de Passo Fundo, Film Journée, em 10 episódios o audiovisual aborda iniciativas que têm a sustentabilidade, inclusão e preservação da cultura e do patrimônio brasileiros como fonte de renda. A obra traz narrativas de personagens de seis estados do Brasil. A iniciativa é financiada com recursos do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e do Canal Futura.

A produção surgiu a partir do projeto 'Educação para o Consumo: Suporte EAD', da Universidade de Passo Fundo (UPF), contemplado no Edital 02/2021-FRBL, que previa uma série de videoaulas, entre outras ações, para fortalecer e qualificar o atendimento da mediação das relações de consumo pelo Balcão do Consumidor. O diretor de cena da Film Journée, Carlos Teston, diz que pela série ele conheceu culturas e histórias distintas. "Eu, particularmente, gosto muito de estar envolvido com esse tipo de projeto que nos possibilita conhecer novas realidades e, ao mesmo tempo, poder contar com uma equipe altamente especializada nas suas áreas."

O roteirista da série, P.H. Ludwig, vê a experiência como uma oportunidade de abordar problemas que a sociedade enfrenta. "O 'Inspira Fundo' é uma maneira de mostrar que um mundo melhor e mais sustentável é possível. Existem milhares de brasileiros nos provando isso diariamente, ganhando o seu sustento e contribuindo para a construção de uma sociedade melhor". O diretor de Fotografia da Film Journée, Leonardo Gobbi, explica que o projeto nasceu pelo anseio de mostrar cases com impacto no meio social e ambiental. 

O coordenador do Balcão do Consumidor, professor Liton Pilau Sobrinho, acredita que as histórias retratam a realidade da cultura brasileira, dos diversos estados, onde há cada vez mais a necessidade de possibilitar a inclusão de pessoas que, grande parte das vezes, estão excluídas. "Pela educação, nós podemos observar que se faz um manifesto para um futuro cada vez melhor e é importante ensinar a viver, demonstrando toda essa realidade e diversidade que temos no Brasil."

Comentários