Sindjors defende o Jornalismo profissional na Câmara de Vereadores de Santa Maria

Na oportunidade, também foi tratado sobre o fortalecimento da Comunicação Pública

Em sua manifestação, Mateus Azevedo destacou a importância da retomada da exigência do diploma - Crédito: Reprodução

O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) debateu, recentemente, sobre a defesa do Jornalismo profissional, durante a sessão plenária da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Na oportunidade, também foi tratado sobre o fortalecimento da Comunicação Pública, do tamanho do serviço público nacional e contra a perda de direitos dos servidores municipais. Os oradores foram a integrante da Coordenação do Movimento Municipários em Luta, Lionara Paim Marinho, e o primeiro secretário e responsável pelo Núcleo de Delegacias Regional, Mateus Azevedo.

Em sua manifestação, Mateus destacou a importância da retomada da exigência do diploma para o exercício da profissão e solicitou apoio dos vereadores, junto ao Congresso Nacional, para a aprovação da PEC do Diploma. "Em uma sociedade em que os fatos e as democracias são fortemente atacados com fake news, termos profissionais comprometidos com a Comunicação, como um instrumento voltado ao interesse público, é fundamental."

Mateus também defendeu o fortalecimento da Comunicação Pública, tanto no Poder Legislativo, quanto no Executivo, por meio de servidores nomeados por meio de concurso público. De acordo com o comunicador, o Sindicato preza que a Comunicação institucional deve ser executada por jornalistas e demais profissionais da área efetivos para manter a imparcialidade dos fatos. "Defendemos a realização de concurso para vagas de jornalistas e demais áreas da Comunicação tanto na prefeitura quanto na Câmara de Vereadores de Santa Maria".

Comentários