Natacha Gastal: movida pela vontade de contribuir

Diretora de Publicidade do Governo do RS, ela acredita na força da comunicação pública para transformar e conectar pessoas

Crédito: Maurício Tonetto

O pé na grama, um mate na mão e o prazer de não fazer nada. É assim que Natacha Gastal equilibra a intensidade de rotina profissional com a contemplação de momentos de leveza. Aos 38 anos, ela assumiu a Diretoria de Publicidade do Governo do Rio Grande do Sul, uma função que define como desafiadora, mas também inspiradora. Formada em Relações Públicas pela PUCRS e pós-graduada em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global, sua trajetória é marcada por passos ousados e uma forte ligação com a terra natal, Pelotas.

Desde cedo, Natacha mostrou uma inquietude que guiaria a carreira. "Mal começaram as aulas na faculdade e já busquei um estágio", lembra. Foi na Fundação Thiago Gonzaga que ela teve o primeiro contato significativo com a Comunicação, percebendo que o campo era repleto de possibilidades e desafios. Essa ousadia levou-a, aos 21 anos, a coordenar um programa de parcerias com o Governo do Estado, algo que descreve como uma das experiências mais marcantes de sua trajetória inicial. "Eu precisava lidar com pressão e responsabilidade em um nível que me fez crescer muito rápido", conta.

O espírito de descoberta em cada etapa

Morar em Porto Alegre e desbravar as possibilidades da capital foi um passo importante. Natacha relata que entender o tamanho do mercado e conhecer pessoas na área de Comunicação ajudou a formar a profissional multifacetada que é hoje. Multitarefas por natureza, ela celebra as vantagens de poder conciliar diferentes demandas e explorar novos horizontes, mesmo que essa característica também traga desafios: "Ser multitarefa é uma bênção para dar conta de tudo, mas também pode ser um fardo, porque, às vezes, me disperso".

Ainda assim, ela encontrou equilíbrio em suas paixões. A leitura, por exemplo, é um hábito inseparável da rotina de Natacha. Fã tanto de livros densos quanto de leituras leves, ela mantém sempre um exemplar - e agora também um Kindle - por perto. Esse gosto pela diversidade reflete sua busca por ampliar horizontes, algo que também se manifesta em outro desejo: viajar mais. "Conhecer novos lugares e culturas é algo que considero fascinante", revela.

Construindo caminhos entre o pessoal e o profissional

A maternidade, segundo Natacha, é o papel mais importante de sua vida. Mãe de Pedro, de 13 anos, ela compartilha o desafio de atravessar a adolescência em conjunto. "Estamos adolescendo, no plural", reflete. Essa jornada é inspirada também por mulheres fortes de sua família, como sua mãe, Neusa, advogada e professora, e sua avó, que despertou em Natacha doces memórias de infância - entre elas, raspar o papel manteiga dos bolos. 

Ainda conectada às suas origens, ela carrega Pelotas no coração, especialmente a torcida pelo time local, o Brasil de Pelotas. "Sempre falo 'vou pra casa', quando meu destino é lá. Segue sendo meu lar, apesar de Porto Alegre também ser." No entanto, o lugar preferido no mundo chama-se Granja Natal, este é o nome do campo da família onde Natacha passou a infância, ao lado do irmão mais novo, Leonardo, e da mãe e do pai, Luis Carlos Gastal . E como falar em Pelotas sem falar em doces? Aliás, este é o prato preferido da "formiga", que é como ela mesma se define. Doces de ovos, como quindins, e leite ninho estão entre os preferidos. 

A pelotense conta que a espiritualidade ocupa um espaço importante em sua vida. "Tenho muitos rituais, mas não sigo uma religião específica. Gosto de meditar, orar e, de vez em quando, frequentar missas ou centros espíritas", comenta.

Comunicação pública: um desafio contemporâneo

Para Natacha, assumir a Diretoria de Publicidade do Rio Grande do Sul foi uma espécie de reinício. Mesmo após anos de experiência, ela sentiu como se estivesse de volta ao estágio, conhecendo um "mundo novo", cheio de pessoas, relações e desafios. "A comunicação pública no Brasil de hoje é extremamente desafiadora, mas é o tipo de desafio que me faz querer entregar e aprender mais todos os dias", afirma.

Nesse cenário, ela vê a oportunidade de consolidar um legado, utilizando sua expertise e dedicação para enfrentar um panorama cada vez mais complexo e digitalizado. "Trabalhar de forma ética, respeitosa e buscando sempre entregar valor é algo que carrego comigo", reforça. Natacha se define como uma relações-públicas movida pela vontade de contribuir com uma sociedade mais humana e justa. "Me sinto muito satisfeita pelos projetos que tive a oportunidade de ajudar a criar e vê-los impactando positivamente a vida das pessoas."

Com uma trajetória que mescla desafios profissionais, descobertas pessoais e um profundo amor por sua profissão, Natacha Gastal continua mostrando que a comunicação é muito mais do que uma carreira. Para ela, é uma forma de viver e transformar o mundo ao seu redor - um passo de cada vez, sem deixar de lado o mate, a grama e os livros que sempre a acompanham.

Comments