ASCOM PUCRS: Um universo onde tudo acontece

Comunicação atua de maneira transversal e integrada na universidade

Crédito: Anie Gabriel

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) está entre as principais instituições de Ensino Superior do Brasil. Localizada em Porto Alegre, conta com quase 60 opções de cursos de graduação, mais de 150 cursos de especialização e MBA, mais de 40 programas de mestrado e doutorado. No entanto, para um ambiente de ensino que se propõe a ser uma grande rede educacional, é necessário um diálogo amplo, a fim de contemplar necessidades dos mais diversos segmentos.

Para atender a todas estas demandas, entra em cena o time de profissionais da Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM), da PUCRS. A área atua de forma estratégica e ativa na governança e na sustentabilidade do negócio e conta com cerca de 50 profissionais, entre jornalistas, publicitários, relações-públicas e profissionais de Marketing. Todos eles divididos nos núcleos de Conteúdo Multiplataforma e Relacionamento com a Imprensa, Criação, Mídia e Produção, Relacionamento, Web, bem como Planejamento e Gestão de Projetos.

Além de atuar nas campanhas voltadas à captação e retenção de estudantes, nas ações de relacionamento, comunicação interna, institucional e com a sociedade, o time da Ascom também trabalha para dar visibilidade às unidades de negócio da PUCRS como Parque Esportivo, Museu de Ciências e Tecnologia, Instituto do Cérebro e Tecnopuc.

Há quatro anos no setor, Lidiane Lorenzoni é head de Comunicação e Marketing da PUCRS. "A atuação da Ascom é pautada pela visão sistêmica e estratégica do nosso setor. Esse olhar é fundamental para que consigamos potencializar a variedade de negócios e iniciativas que compõem a Universidade e garantir que a PUCRS se conecte de maneira assertiva e genuína com seus públicos." De acordo com a profissional, esse movimento "é fundamental para fortalecer a reputação enquanto marca e garantir a sustentabilidade da instituição".

De acordo com a coordenadora de Comunicação Institucional, Laura Villodre, a imersão no universo da universidade é fundamental para que todos entendam a sinergia de aproximação entre os mais diversos setores. "A comunicação hoje ocupa um lugar de conexão. E em uma instituição do tamanho e da complexidade da PUC, nosso trabalho também acaba tendo o papel de conectar os projetos e iniciativas, para que sejamos consistentes e coerentes ao falarmos com nossos diversos públicos", destaca.

Onde tudo acontece 

Com um espaço central no campus, localizado no Prédio 1, o ambiente está situado no segundo andar, na sala 202. Como um típico local destinado ao trabalho de comunicadores, o cheiro do cafezinho e o diálogo de ideias entre todos que estão no setor são características perceptíveis logo na entrada. E é nessa primeira visão de quem chega que estão expostas algumas das premiações conquistadas pelo time. Em 2023, por exemplo, a Ascom recebeu no Prêmio Aberje Nacional o reconhecimento pela melhor estratégia de Marca do Brasil, com o case 'Como a PUCRS alcançou autoridade e relevância no ambiente digital a partir de uma estratégia de conteúdo de marca autoral e multiplataforma'.

Gabriel Sacchi é publicitário e trabalha na Ascom da PUCRS há sete anos como Analista de Planejamento. Para ele, atuar no local é uma oportunidade completa, uma vez que é interessante adquirir experiência transversal de áreas com muitas linguagens e estratégias diversificadas. "Eu acho que trabalhar na PUC me dá esse horizonte de carreira, de ter amplitude de conseguir olhar para muitos setores diferentes em uma mesma instituição e ter todo aprendizado absorvido", comenta.

Publicitária, Camila Bubams está há pouco mais de um ano na empresa, atuando como diretora de Arte no setor de Design Gráfico. Ela conta que, além de aprender muito com a união de setores, foi muito bem acolhida quando chegou para fazer parte da equipe. Isso porque veio de Santa Maria. "Ao mesmo tempo que eu vim com medo do que ia acontecer, fui muito acolhida pelos colegas, pela instituição. Então, acho que a minha história ainda está sendo escrita aqui."

Valores além da assessoria

Para ambientes de sucesso, são necessárias parcerias que contribuem para um melhor desenvolvimento de demandas. Por isso, a Ascom conta, ainda, com empresas e agências que colaboram para alguns serviços. Exemplo disso é a HOC - House of Creativity, que atua na criação e desenvolvimentos de posicionamento, estratégias de marca e campanhas de captação de alunos. Além disso, há a agência Amanita, que desenvolve ações para as redes sociais e auxilia na iniciativas desenvolcidas dentro do universo digital. Há, ainda, a Batuca, que contribui em camapanhas para as quais o foco não é o ensino, ou seja, as unidades de negócios que fazem parte da PUC, em relação ao planejamento durante o ano. Além delas, a DaTerra que atua na produção e edição de conteúdos da universidade e a República, como cocriadora da Revista PUCRS.

O objetivo destas parcerias é que elas contribuam com suas expertises para dentro da instituição de ensino, a fim de captar mais alunos e fortalecer todas as marcas que compõem as estruturas da universidade. De acordo com Lidiane, a relação com elas é fundamental para o funcionamento de todos os setores que integram a universidade, pois, enquanto algumas demandas ficam a cargo destas agências, a equipe concentra esforços em fazer comunicação para todos os demais negócios da organização. "Hoje, a PUCRS é uma das principais fontes da sociedade. É surpreendente o quão a gente atende à imprensa, com os nossos pesquisadores, professores, especialistas. E isso tudo é feito aqui dentro, com a nossa equipe de Assessoria de Imprensa", exemplifica.

Outro valor que é considerado importante dentro do setor é poder contar, de perto, com a presença de um professor da universidade, que compõe o quadro de gestores da Ascom. Trata-se de Tiago Rigo, coordenador de Marketing, que traz para o time a visão acadêmica para dentro do ambiente profissional e prático. Há quase um ano na equipe, ele ministra quatros disciplinas para os cursos da Escola de Comunicação, Artes e Design - (Famecos).

"Eu brinco que faço parte de todas as partes do alunos: atuo na campanha de captação; depois que ele passa no vestibular, dou aula para eles; após, esse estudante faz estágio comigo; e sai para o mercado de trabalho", comenta. Segundo Rigo, "dar aula é uma válvula de escape", e diz mais: "Poder levar minha experiência diária para dentro da sala de aula é gratificante".

Projeções e responsabilidades

Em um cenário de transformação social e comportamental, que trouxe desafios às instituições de Ensino Superior, a PUCRS entende que se tornou ainda mais urgente buscar formas de se conectar com o público de maneira genuína e utilizando os mais diversos recursos multimídias. Manter-se relevante, neste panorama, impôs a habilidade de conversar com pessoas - de diferentes gerações - cada vez menos dispostas e disponíveis, e ainda mais críticas. Nesse sentido, a equipe da Assessoria de Comunicação e Marketing, atualmente, está composta de maneira a contemplar o que é preciso para manter a marca relevante e atual.

Na PUCRS, a comunicação tem um papel estratégico que vai além da boa execução de ações, projetos e eventos: a participação ativa na governança e na sustentabilidade do negócio é fundamental. Por este motivo, a equipe atua transversalmente no dia a dia e nos desafios de cada uma das sete Escolas do conhecimento: Direito, Ciências da Saúde e da Vida, Humanidades, Negócios, Comunicação, Artes e Design e Medicina.

E é nesse contexto que uma das principais novidades deste ano está no desafio de informar sobre o ecossistema da PUCRS para toda a sociedade. Algo que é intrínseco para quem faz parte da comunidade da universidade, mas também precisa ser comunicado para além dos muros. O objetivo é levar ao conhecimento de todos sobre o impacto que a instituição de ensino tem na vida das pessoas como, por exemplo, as vacinas e pesquisas desenvolvidas.

A PUCRS frequentemente tem destaque nos mais diversos rankings, e entrega à comunidade projetos fundamentais para o bom desenvolvimento da sociedade. E somente um setor de Comunicação de excelência para atender a todas as demandas à altura de uma universidade com essa relevância.

 

Comentários