Clear Channel: Uma outra cara para Porto Alegre
Empresa é uma das responsáveis por promover a mudança de aparência da cidade, por meio do conceito OOH
Existem diversos motivos para visitar Porto Alegre, alguns estão aliados, por exemplo, à contemplação da vista de um pôr do sol inesquecível. No entanto, as novidades que permeiam a Capital Gaúcha, pelo menos acerca dos últimos anos, estão aliadas na aposta que se fez no visual mais iluminado, assim como um pouco mais de infraestrutura e lazer. Pode-se dizer que a localidade está de "um jeito legal", como diz a canção da cantora e compositora Isabela Fogaça.
E uma das grandes responsáveis por promover a mudança de aparência da cidade é a multinacional Clear Channel, empresa do ramo de Out Of Home (OOH). Isso porque, em 2020, ela inseriu 168 equipamentos digitais, que informam hora e temperatura, os famosos relógios digitais. Além disso, eles contam com câmeras de segurança, medidores de radiação solar, painel de mensagens ao cidadão e wi-fi gratuito.
Esse conceito se propõe a dar um aspecto de mais iluminação e brilho para a cidade. No entanto, para que as tecnologias estejam sempre atualizadas e em contínuo funcionamento, é necessária uma equipe técnica para administrá-las.
O grupo de profissionais, que contempla as áreas de Publicidade, Marketing, Comunicação, Tecnologia da Informação e Operações, está localizado na sede, Rua Sérgio Jungblut Dieterich, 604, pavilhão 16, no condomínio Harpia Sarandi. Trata-se de uma equipe unida e conectada com trabalho, filosofia, identidade da marca e pronta para "fazer acontecer."
Ambiente de trabalho
Hoje, para quem visita a unidade da Clear Channel, em Porto Alegre, nota um ambiente que tem a cara de uma multinacional. Quase que de modo literal, o espaço faz conexões entre a Capital e o exterior. Isso porque o prédio onde está situada a organização fica a poucos metros do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
Ali, o espaço de trabalho se junta e faz parte dos altos sons das aeronaves de grande porte, que aterrissam e decolam por perto, dando até a sensação de que o pátio faz parte da continuação da pista. O sentimento, de fato, é de estar em um aeroporto, realizando conexões com diversas partes do mundo. A rotina agitada da equipe de colaboradores está quase que em sintonia com os aviões, que chegam e saem diversas vezes do dia.
O ritmo pulsante faz parte de uma responsabilidade que se tem, a fim de não deixar a cidade de Porto Alegre desabastecida dos serviços da Clear. A todo o momento, identifica-se um dos diversos carros da empresa saindo para solucionar algum problema técnico ou atualização de cartaz. Até mesmo, em alguns dos momentos, não se enxerga mais nenhum dos veículos que há pouco tempo estavam estacionados.
No entanto, apesar da rotina agitada, a empresa oferece aos funcionários um espaço amplo e confortável. Além da cozinha, onde são divididos alimentos e suportes para refeições, o ambiente conta com uma mesa, onde os colegas fazem questão de sentar juntos ao redor para conversar. Neste mesmo espaço, há uma sala com sofás e uma televisão para quem quiser conferir as notícias do dia. No ambiente, existem ainda alguns computadores com acesso à internet livre para os funcionários navegarem.
Onde tudo acontece
Todos os relógios vistos na cidade são operacionalizados a partir dessa sede, em um ambiente espaçoso, que funciona parecido com uma fábrica. Quase que de maneira artesanal, as peças dos relógios chegam da importação e são divididas para serem confeccionadas e distribuídas nas seções correspondentes a cada profissional. O produto só entra no mercado após um exigente teste e análises técnicas.
Além disso, a equipe é guiada por uma tela central grande onde mostra, detalhadamente, as operações da empresa na cidade. Ali, eles podem observar todos os relógios em funcionamento, aqueles que eventualmente estão com defeitos e, até mesmo, os que podem dar problemas técnicos em um futuro próximo ou mais adiante.
O gerente de Operações, Gustavo Gonçalves, explica que o trabalho da equipe é organizado por planejamento de atividades. Nas segundas e terças-feiras, são feitas rotas para a troca de banners. "Isso acontece tanto no dia quanto na noite, pois existem lugares de Porto Alegre muito agitados, o que indisponibiliza a atividade", explica sobre uma das funções da equipe.
O líder Técnico da unidade, Luciano Cabral, conta que se trata de um trabalho onde os desafios são tratados com naturalidade, uma vez que a empresa oferece todo o suporte e estrutura para o trabalho. "Apesar da marca estar há pouco tempo em Porto Alegre, hoje, somos profissionais com alta experiência, graças às qualificações oferecidas aqui."
O modo de trabalho segue o exemplo das outras unidades instaladas no Brasil, sendo elas: Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro. Nesse sentido, em Porto Alegre, são aproximadamente 20 profissionais envolvidos tecnicamente com o trabalho. Isso tudo segue o regramento da empresa matriz, de Londres.
Interpessoal
Quem conhece o ambiente de trabalho observa pessoas ansiosas para contar "o quão legal é trabalhar na Clear." As amizades, os ensinamentos e as boas risadas fazem parte do clima que impacta logo na chegada. Aliás, ali, é servido um belo cafezinho feito pelas mãos da dona Maria, funcionária que, entre essa função, também atua na limpeza do local. "Eu adoro chegar aqui pela manhã e ver os meninos se divertindo e tirando sarro uns dos outros", conta ela.
Internamente, acredita-se que um dos pontos importantes para se ter uma energia boa no local de trabalho é o conceito aberto adotado pela empresa. Todos os funcionários, de certa maneira, têm uma interação entre eles, desde o cargo de liderança até os colaboradores. Quem explica é o gerente Comercial Regional Sul, Paulo Fernandes. "Isso é relação interpessoal, se a pessoa não estiver bem, conseguimos ajudar", explica.
O setor de Recursos Humanos e Facilities, liderado por Ádila Viviani, é um dos grandes responsáveis pelo bem-estar de todos. O trabalhador tem todo o suporte pessoal necessário para a execução das suas atividades, além dos alimentos e, até mesmo, as frutas que fazem parte do cardápio da semana. "A preocupação é fornecer tudo de melhor para o colaborador", afirma.
Além da marca
A empresa, em diversas oportunidades no ano, realiza eventos e encontros a fim de reunir todos os seus colaboradores. As ações incluem viagens, estadias em hotéis e refeições em lugares que, nem sempre, são de costume de todos. Paulo afirma que essa relação que a marca tem com os seus colaboradores é fundamental para o bem-estar no dia a dia. "Eu sou suspeito, pois, desde que cheguei aqui, observei que esses pequenos detalhes fazem total diferença para termos amor pela empresa", completa.
Já o executivo de Contas da Clear, Fábio Pinheiro, diz que ficou impressionado com a relação que a instituição tem com os seus funcionários. Isso porque era algo que não via em outras empresas, assim como a preocupação que é de deixar todos bem para executar o melhor trabalho. Em uma ocasião, na sua chegada na empresa, houve um evento para os colaboradores. "Eu conto sempre que eles fizeram uma festinha para me receber", comenta, aos risos.
A empresa já proporcionou, para muitos deles, a sua primeira viagem de avião. O caso ocorreu recentemente, quando todos foram convidados para uma festa na unidade de São Paulo. Na ocasião, dentro da aeronave, "ocorreram coisas engraçadas e peripécias de pessoas que tinham medo de voar e isso foi muito legal, pois mostrou, ainda mais, a união da equipe", finaliza Paulo Fernandes.
Um dos funcionários mais lembrados entre todos é o Jeison Ricardo. Este faz a galera soltar gargalhadas pelo seu jeito de ser no dia a dia. Ele é aquela figura alegre, que está sempre de bem com a vida. O profissional atua na manutenção e suporte técnico da empresa, por isso, está quase sempre fora da unidade. No entanto, quando está presente, é a pessoa que faz o diferencial na rotina de todos, com a sua alegria e irreverência.