Dinamize: Harmonia e companheirismo
Espaço aposta na integração e união da equipe
Apesar de já ter se instalado em diversas zonas de Porto Alegre, a matriz da Dinamize, empresa de e-mail marketing, acabou se estabelecendo, há mais de um ano e meio, no prédio comercial Green Office, na Rua Mostardeiro, 777, no bairro Moinhos de Vento, na capital gaúcha. Localizada no quinto andar, a empresa, que parece ser pequena ao entrar, abrange um corredor amplo, onde estão divididos os setores de Reuniões, Marketing, Criação e Design, Atendimento, Tecnologia da Informação, Financeiro e Cobrança. Separado por portas transparentes ou somente por uma passagem, o espaço aposta na integração da equipe com um local com poucas divisórias.
Desde 2005, Jonatas Abbott e Allan Luz assumiram a sociedade da empresa. Além deles, a equipe possui como diretores Livia Menna Barreto Ribeiro, do Marketing; Carolina Branchi, de Integrações; Maurício Martini, de TI; e Rodrigo Almeida, que atua na área Comercial. Com filiais no Canadá, Minas Gerais, Paraná, Portugal, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, os profissionais se dividem e 'se viram nos 30' para conseguir gerenciar todas as regiões. Sempre ligada no Whatsapp, Livia, que está na empresa desde 2006, ressalta que, por ter criado tanta confiança em uma equipe que está há bastante tempo integrada, o fluxo de viagens diminuiu. "O nosso grupo é muito antigo, por isso acabamos criando segurança. Nós temos muito feeling de ser 'gente como a gente', isso é uma das coisas mais importantes", conta.
Segunda casa
Com cerca de 40 pessoas trabalhando na sede da Capital, a diretora de Marketing destaca que a agitação no ambiente é certa. Logo na entrada, na sala de espera, percebe-se um freezer farto de cervejas, que, de acordo com Livia, é liberado normalmente nas sextas-feiras para a equipe dar uma desopilada. "Estamos sempre com a geladeira cheia. Óbvio que temos um limite. A espera é até algum diretor liberar e abrir o momento da cervejinha", conta. Para quem fica no aguardo do atendimento, o espaço conta com puffs, um sofá e uma decoração moderna e despojada, o que parece representar o trabalho que a empresa desenvolve. "É um ambiente superextrovertido. Geralmente, é um tumulto aqui e, mesmo assim, conseguimos nos entender", detalha a executiva.
Apesar de contar com um espaço para as confraternizações - um terraço com mesas e bancos -, o pessoal gosta mesmo é de se reunir na área do Marketing, onde ficam Jonatas, Livia e Carolina. Dentre as características mais marcantes do ambiente onde passam a maioria do tempo, Lívia diz que a harmonia é a mais pulsante. "Duas das nossas particularidades são a união e o respeito. É raríssimo ter problema de relacionamento. É inadmissível alguém falar alto ou gritar. Temos um clima muito bom", destaca. A diretora caracteriza o local como sua segunda casa, e completa: "Não pode faltar o chimarrão". Além disso, pelo menos uma vez no mês, a equipe realiza a comemoração dos aniversariantes. "Tentamos sempre fazer uma decoração atípica, principalmente em eventos tradicionais como jogos do Brasil, festa junina, enfim, tudo é motivo para comemorarmos juntos", finaliza.
União e integração
Mesmo diante da rotina puxada, por lidar com outras sete filiais espalhadas dentro e fora do País, Jonatas e Livia conseguem dispor de um tempo na tentativa de unir os profissionais de todas as regiões. Os dois, considerados os idealizadores de atividades, eventos e projetos, costumam realizar encontros nacionais com toda a equipe. "Já fomos até para uma Ilha deserta", comenta a diretora, ao relatar que, em qualquer data comemorativa, fazem questão de oferecer um coquetel, ou celebrar de alguma forma.
Sentada na primeira sala de reuniões, olhando para TV, na qual passa as fotos das confraternizações, Livia lembra o último passeio, realizado em Palmas, Santa Catarina, para onde levaram todos os profissionais do time. Uma das atividades era caça ao tesouro, e o prêmio era um cupom para concorrer a uma viagem para Portugal com ingressos pro Web Summit 2018.
DNA da empresa
Há três anos na Dinamize, a assistente comercial Stephanie Schmidt, mais conhecida pela diretoria como Pequena, é considerada o braço direito dos gestores. A funcionária, agora prestes a entrar para parede de quadros da sala de reuniões, que conta com fotos dos funcionários mais antigos da empresa, relata que trabalhar ali não estava nos planos. "Eu estava quase fechando com outro trabalho. No entanto, me falaram dessa vaga na Dinamize e resolvi fazer a entrevista mesmo assim", recorda Steph, como é chamada pelos colegas.
Ao entrar na sala, para conversar com a futura chefe Carolina Branchi, a profissional acabou derramando café nos pés da diretora, mas brinca com o episódio: "E estou aqui até agora". A assistente, que passou pelo suporte e, agora, está no comercial, é quem trabalha diretamente na interação da equipe.
Na empresa, a liberdade de tomar decisões é o que mais lhe agrada. "Essa questão da independência e o contato direto com os nossos diretores, uma relação mais humana e não tão engessada é algo motivador", relata.
Francis, um dos mais antigos - está na Dinamize há 10 anos -, concorda e conta que a autonomia que eles têm lhe abriu portas para que conseguisse colocar sua criatividade em prática. "Sou o cara que está sempre enchendo o Whatsapp da Livia de ideias", afirma. Por estar a um bom tempo no local, ele explica que muitas coisas mudaram nesses anos, mas a essência prevaleceu. "De lá pra cá evoluímos produtos, ferramentas, até chegarmos onde estamos hoje. Só que antes a Dinamize era uma agência e esse clima de agência ficou. No nosso ambiente, não existe nada muito formal, é leve." Para a diretora Carolina, que também está há uma década, o fato de deixar o clima familiar busca possibilitar um espaço mais agradável para os profissionais. "Nosso objetivo é que as pessoas consigam trabalhar bem, fiquem motivadas e, assim, aprendam bastante."
De acordo com Livia, toda essa autonomia faz parte do DNA e da forma como trabalham. E isso vai desde os diretores não terem uma sala própria e dividirem o mesmo espaço com os funcionários, até a cervejinha no final do expediente. "Como as gurias sabem que a gente corre muito, elas acabam sendo bastante proativas. Do nada, chegam com uma cafeteira nova, e isso é legal porque a gente dá liberdade", explica. Carolina afirma que o espírito da Dinamize se caracteriza desde o processo de contratação: "Nós não estamos à procura de conhecimento, estamos atrás de um perfil. De pessoas que tenham brilho nos olhos, que sejam empreendedoras, que queiram fazer mais, modificar o processo e ter autonomia".
Para Jonatas, mesmo com tantos desafios, a empresa conseguiu êxito em construir uma marca digital no Brasil. "A gente decidiu empreender uma marca global, e é o que estamos realizando neste momento", resume. A decoração, que padroniza as cores vermelho e preto, escolhida por Jonatas e Livia, também corresponde à essência da empresa. "Nós criamos as artes e esse conceito mais aberto faz parte da mensagem que pretendemos passar, de liberdade, integração e não ter barreiras", declara Livia.
Tempos de transformação
Para a diretora de Integração, a rotina no ambiente lhe traz um aprendizado diário, pois o mercado digital é muito dinâmico e permite que sempre se descubra algo novo, e isso, na visão dela, tem muito a ver com a veia da Dinamize. Jonatas, que nunca imaginou tocar por tanto tempo a empresa, diz que, após 13 anos à frente, é uma nova pessoa. "Nunca, no sonho mais empreendedor da minha vida, numa carreira que começou como vendedor, eu imaginei abrir o meu próprio negócio e expandi-lo para competir ao redor do mundo", contou.
O sócio salienta ainda que o ambiente de trabalho construído é formado por uma equipe feliz. "Consegui construir um grupo que dá valor para nossa cidade, nosso Estado, para nossas famílias e nossos clientes", exalta. Atualmente, a Dinamize atende a mais de 22 mil marcas, mais de 30 projetos sociais sem custos e emprega direta e indiretamente algumas centenas de pessoas, conforme Jonatas. "Isso é uma realização diária de felicidade, de prazer, de construção, de trabalho, de alegria, de tristeza, de ganhar aqui e perder ali. É assim que se constrói uma vida. O caminho que decidimos trilhar é único no empreendedorismo brasileiro, que agrega resultados e valor para empresas que utilizam nossa plataforma", comemora.