Escola de Dados oferta curso sobre investigações digitais

Iniciativa tem o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

Associados da Abraji e membros da Escola de Dados têm desconto na inscrição - Banco de Imagens/Canva

A segunda edição de 'Investigações Digitais: OSINT para jornalistas e ativistas', que acontece de 7 a 28 de junho, já está com inscrições abertas. A Escola de Dados, com apoio da Abraji e da Tactical Tech, é responsável pela oferta do curso. A meta da formação é capacitar profissionais da imprensa, organizações da sociedade civil e veículos de Comunicação para usufruírem de técnicas de OSINT (Open Source Intelligence) - informação obtida em fontes disponíveis ao público. Àqueles que atenderem a, no mínimo, 70% das aulas, será dado um certificado de participação.

Os candidatos que se encaixarem nos perfis de ativista de direitos humanos, comunicador de grupo(s) minoritário(s), integrante de comunidades de software livre ou jornalista serão escolhidos em chamada pública para ocupar as 50 vagas oferecidas. Associados da Abraji e membros da Escola de Dados têm 20% de desconto no pagamento da inscrição, que pode ser feita neste link.

As aulas serão ministradas por jornalistas investigativos brasileiros, com atividades práticas do uso de dados para pautas investigativas. Os integrantes aprenderão a realizar investigações de empresas e pessoas físicas a partir de dados públicos e apurações visuais e de metadados, bem como mapeamento de redes de desinformação e técnicas de busca avançada (dorking). Os alunos também terão acesso à plataforma 'Cruzagrafos', da Abraji. A carga horária total do curso é de 14 horas, distribuídas em sete encontros. Para mais informações, basta acessar o site da organização.

Comentários