Jornalista Danilo Fantinel ministra curso de Cinema no Instituto Ling

Encontros abordarão o imaginário, a Cultura e a psique a partir da análise de filmes

Danilo Fantinel é doutor em Comunicação pela Ufrgs - Mauro Bruno Ourique

Em fevereiro, o Instituto Ling receberá o jornalista Danilo Fantinel, que ministrará o curso 'Mito, Imaginário e Cinema: novos olhares sobre clássicos da Sétima Arte'. Os encontros abordarão o imaginário, a Cultura e a psique por meio da análise de 'Cidadão Kane' (1941), de Orson Welles, 'Um corpo que cai' (1958), de Alfred Hitchcock, e '2001: uma odisseia no espaço' (1968), de Stanley Kubrick.

Ao interpretar os clássicos, o doutor em Comunicação visa oferecer uma perspectiva ampliada da sétima arte pelo estudo de arquétipos, imagens simbólicas, mitos e mitemas - unidade genérica fundamental da estrutura narrativa a partir da qual se pensa que os mitos são construídos. Os encontros serão expositivos e dialogados e incluem a exibição de trechos das obras a serem debatidas. Não é necessário conhecimento prévio para participar, porém, é recomendável que os participantes assistam anteriormente aos títulos.

As aulas acontecerão em 1º, 8 e 15 de fevereiro, das 19h às 21h, de forma presencial no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 - bairro Três Figueiras), em Porto Alegre. Com vagas limitadas, as matrículas podem ser feitas na instituição ou pelo link.

Danilo Fantinel

Danilo Fantinel é jornalista, mestre e doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com estágio doutoral na Université Jean-Moulin Lyon 3, na França. Presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs), é representante da entidade no Conselho da Cinemateca Capitólio e do poder público no Colegiado Setorial do Audiovisual - órgão da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac RS). 

Autor do livro 'O ovo da serpente, a metáfora do golpe de Estado positivo e a queda: do documentário histórico ao imaginário antropológico da ditadura militar brasileira', ministrou cursos de Cinema na Cinemateca Capitólio, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), na Produtora Cine Um, na Ufrgs e na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Com 20 anos de experiência no Jornalismo, tem passagem pelo portal Terra, pela Zero Hora, além das rádios Atlântida e Itapema FM.

Comentários