Startup brasileira conquista o People's Choice no SXSW

Educbank é a primeira empresa do Brasil a conquistar a honraria e, nesta edição, foi a única representante da América Latina na competição

Danilo Costa é fundador da Educbank - Crédito: Reprodução

Tem startup brasileira fazendo história no South by Southwest (SXSW) 2023. A Educbank, que atua com soluções voltadas para melhorar a saúde financeira de escolas de educação básica, é a primeira empresa do Brasil a conquistar o prêmio People's Choice do 'SXSW Innovation Awards'. Nesta edição, a companhia foi a única representante da América Latina entre as finalistas da competição.

Na modalidade Impacto Social, a Educbank concorreu como primeiro e principal ecossistema financeiro dedicado à educação básica no continente. Fundada em 2020 por Danilo Costa, a startup ajuda escolas a terem acesso a capital, além de promover soluções de gestão e tecnologia para as instituições. 

Criada a partir da experiência pessoal de Costa na administração de uma rede de escolas, a Educbank funciona em um sistema de classificação. As instituições são avaliadas por meio de machine learning - algoritmos que dão aos computadores a capacidade de identificar padrões em dados massivos e fazer previsões. Na prática, quanto mais alto é o potencial acadêmico frente ao valor da mensalidade, melhor é a avaliação da escola e, portanto, maior e melhor sera? o volume de investimento disponibilizado pela startup para ela.

'SXSW Innovation Awards'

Na segunda-feira, 13, a premiação lotou uma das salas do Hotel Hilton, em Austin, no Texas, onde o festival acontece até o próximo domingo, 19. Há 24 anos, o concurso elege as soluções mais disruptivas e criativas que são desenvolvidas no mundo, em 14 categorias temáticas. "O 'SXSW Innovation Awards' destaca a criatividade, originalidade e paixão da comunidade global", afirma Hugh Forrest, copresidente e diretor de programação do festival.


Com o apoio da Brivia Group, Coletiva.net cobre pela quinta vez o South by Southwest (SXSW). Neste ano, o evento volta a ser realizado totalmente de forma presencial em Austin, no Texas (Estados Unidos). De 10 a 14 de março a jornalista Gabriella Bordasch escreve para o portal sobre as principais atrações e bastidores do festival, além de abastecer as redes sociais com conteúdos exclusivos, bem como gravar drops de notícias do evento para a Coletiva.rádio.

Comentários