Tradição jornalística: Correio do Povo entra no ano dos 130 de existência
Para o Coletiva.net, o diretor de Redação do veículo, Telmo Flor, deu o seu depoimento sobre a importância do jornal para os gaúchos
O jornal Correio do Povo, o mais antigo diário em circulação no Rio Grande do Sul, acaba de ingressar no ano do seu 130° aniversário. Na última terça-feira, 1º, o veículo de Comunicação celebrou os 129 anos de história. Ao Coletiva.net, o diretor de Redação Telmo Flor, que é um dos colaboradores mais antigos com 38 anos de casa, deu o seu depoimento sobre a importância do jornal para os gaúchos.
Na visão do jornalista, a data festiva marca uma responsabilidade ainda maior, que é a de preservar o bom Jornalismo, conceito implantado em 1895 pelo fundador Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior. E, ainda, é continuar representando a comunidade gaúcha, por meio das aspirações editoriais, opiniões e a presença no cenário nacional. "Esse é um momento importante para todos nós, de ser o repositório da história de um povo. Portanto, reafirmamos ainda mais esse nosso compromisso com os leitores."
Desde a sua fundação, o Correio do Povo foi um dos principais meios de informação para a população do Estado, pois pode acompanhar momentos históricos como revoluções, decisões na política, entre milhares de outros acontecimentos. Nos 129 anos de trajetória, o Correio ficou por dois deles sem circulação. Breno Caldas - que esteve na direção de 1935 a 1984 - enfrentou uma crise econômica e não conseguiu reverter o momento difícil, tendo de fechar as portas antes do jornal completar 89 anos de vida. Em 1986, o veículo retornou com o periódico, que foi adquirido pelo ex-proprietário Renato Bastos Ribeiro, falecido em 2019.
Apesar disso, para Telmo, também outros dois momentos representam um marco de superação do jornal: "Não podemos deixar de citar as enchentes de 1941 e 2024. As duas marcaram uma geração, por meio da força e resiliência da população. Estivemos presentes nas duas", frisou o gestor, que recordou que o impresso foi um dos veículos atingidos neste ano.
Novidades aos leitores
Uma série de novidades foi informada aos leitores do Correio do Povo. Telmo revelou que, ainda neste ano, o veículo fará anúncios que vão desde a modernização do portal de notícias, até a atualização de conteúdos. O objetivo é que tudo seja implementado até a empresa completar 130 anos, que acontece em 1º de outubro de 2025. "O principal foco da nossa direção, por meio de Marcelo Dantas, presidente do Correio, é a digitalização completa do acervo. É uma tarefa grande, mas acreditamos que até o final do ano atingiremos esse feito", disse.
Na edição impressa, além de um selo comemorativo na capa, o 'Arte & Agenda' ganha mais espaço e uma página nova dedicada aos passatempos. A edição terá, também, mais conteúdos ao longo da semana. Nas sextas-feiras, a nova coluna 'Economia Simples', assinada pelas jornalistas Karina Reif e Simone Schmidt, abordará temas relacionados ao cotidiano.
Aos finais de semana, o 'Caderno de Sábado' e o '+Domingo' voltam a ter mais páginas. O 'Bella+' e o especial 'Redescobrir a Cidade', ambos publicados no portal, agora terão espaço nas páginas impressas, sempre aos domingos e de maneira alternada. O especial '130 Anos de Jornalismo' também irá para as páginas do '+Domingo', a partir deste final de semana.
O 'Acervo CP Memória' passa a ter mais destaque e, além de diariamente ser explorado na coluna 'Há um Século no Correio do Povo', receberá uma página especial no Instagram e um podcast quinzenal. Já a digitalização completa dos 129 anos de edições impressas está em processamento e deve ter sua conclusão nos próximos meses.
O portal passará por uma modernização. A última inovação será uma ferramenta de minuto a minuto para reportagens em tempo real. As novidades no ambiente digital aparecerão ao público com novas seções, ferramentas, funcionalidades e layout.