Como montar uma lista eficaz de palavras-chave?

Veja dicas para melhorar o ranking de sua empresa na internet

O cerne da atividade de Social e Cultural Listening está em 'ouvir' o que as pessoas têm a dizer sobre as marcas, como se sentem, o que esperam e como se comportam na hora da compra. Por isso, uma das maiores aliadas da estratégia é a técnica de SEO, também conhecida por listagem de palavras-chave. 

Confira algumas dicas do Google Ads para potencializar os resultados a partir da escolha dos termos:

Palavras de correspondência exata: neste caso, as respostas para a pesquisa do consumidor aparecerão para os termos que tenham o mesmo significado ou intenção da palavra-chave. Na sintaxe, são usados [colchetes] para delimitar. Essa opção possibilita maior controle sobre quem vê o anúncio, mas alcança menos pesquisas do que as correspondências ampla e de frase. Um exemplo é "arroz doce".

Palavras de correspondência de frase: aqui, o significado pode ser implícito e as buscas dos usuários podem incluir um sentido mais específico, com o cadastro feito usando aspas. Assim, pesquisas que contêm o significado de sua palavra-chave são ampliadas. Um exemplo é "receitas com arroz".

Palavras de correspondência ampla: os retornos podem aparecer em pesquisas relacionadas à palavra, mas inserindo buscas que não contêm os termos dela. Desse modo, é possível atrair mais visitantes para o site, passa menos tempo criando listas e concentra os investimentos nos termos que apresentam melhor resultado. Como é abrangente, vem atribuída como padrão a todas as palavras-chave, a menos que seja mudada pelo administrador. A pessoa coloca na busca "como fazer arroz sem queimar" e a ferramenta responde, também, com pesquisas como "receita de arroz soltinho", "safra do arroz ultrapassa ano anterior", etc.

Palavras-chave negativas: ao cadastrar termos considerados irrelevantes para a marca, é possível chegar ao público desejado com mais assertividade. Por exemplo, se você deseja buscar apenas por arroz, é interessante incluir como negativas palavras como "feijão" e "macarrão". Assim, o anúncio não é veiculado quando as pessoas procuram por estes outros itens. 

Uma lista-guia para te ajudar:

Nome da marca;

Nome do produto;

Hashtag da empresa;

Hashtags relacionadas ao segmento;

Hashtags específicas para campanhas;

Os nomes do CEO, porta-voz e principais gerentes;

Slogan;

Palavras-chave do segmento;

Erros de digitação de todos os itens mencionados anteriormente.

Comentários