O que é o modelo Freemium?
Como a disponibilização gratuita e paga coexistem no mercado digital
O Freemium, visto na reportagem 'Comunidades Digitais e o Futuro da Comunicação', é um modelo de negócios que consiste na disponibilização gratuita de um produto ou conteúdo. A versão paga oferece mais benefícios, mas não restringe quem não deseja pagar.
A exemplos de Spotify, Youtube e Google Drive, todos oferecem seus serviços gratuitamente, mas ao fazer uma assinatura, o consumidor pode receber mais conforto. Alguns promovem um conteúdo sem publicidade ou interrupções, downloads para ouvir sem internet e troca de telas sem pausar a música. O google drive e a dropbox oferecem um espaço maior de armazenamento.
A reversão de freemium significa um consumidor que sai do conteúdo disponibilizado livremente, para um conteúdo pago. Uma taxa de 5% é considerada um sucesso. Isso significa que das pessoas que consomem, somente 5% se tornará um consumidor pago. O Spotify, por exemplo, possui uma taxa de conversão de 26% dos consumidores assinando os conteúdos pagos, de acordo com informações divulgadas pela plataforma.