O que fazer para ser um líder inclusivo?

Prática do diálogo, respeito, consciência dos seus vieses, empatia e colocar novas atitudes mais inclusivas em ação são os comportamentos destacados por Liliane Rocha, CEO e fundadora da Gestão Kairós - consultoria de Sustentabilidade e Diversidade -, no livro 'Como ser um líder inclusivo'. 

 

O reconhecimento dos vieses e preconceitos também é destacado por Matheus Felippe, relações-públicas e embaixador do Instituto Ascendendo Mentes, uma organização social que ajuda jovens em vulnerabilidade. O consultor crê que, juntamente com a humildade em admitir a ignorância sobre diversidade e inclusão, a conduta é o primeiro passo para um executivo se tornar um líder inclusivo. Conhecer o time liderado também é fundamental. 

 

 

Para tanto, o profissional precisa se capacitar sobre o tema, contratar perfis diversos e pedir ajuda quando não souber de que forma lidar ou quais termos inclusivos utilizar. "Não tem problema você não saber, o problema é quando você compreende e, mesmo assim, quer ficar na zona de conforto", defende. 



Comentários