Alex Bagé e Carlos Guimarães explanam sobre os desafios do Jornalismo Esportivo

Jornalistas versaram sobre os novos tempos e rumos que a área está tomando

Silvio Benfica, Nando Gross, Carlos Guimarães, Alex Bagé e Débora de Oliveira

Carlos Guimaraes, da Rádio Guaíba, iniciou sua exposição no seminário 'O futuro do Jornalismo Esportivo' abordando o tema do seu livro, recentemente lançado, 'O Comentarista Esportivo Contemporâneo', que versa exatamente sobre os desafios da área nos dias atuais. A obra é resultado da dissertação de mestrado do jornalista, concluída em março de 2018. Durante a fala na Embaixada Bairrista, ele explicou que, no estudo, é feito um recorte que visa apenas as quatro maiores rádios com programação esportiva do Rio Grande do Sul: Rádio Gaúcha, Rádio Grenal, Rádio Guaíba e Rádio Bandeirantes.

"Em diversas conversas com o Nando (Gross), observamos que, provavelmente, ele foi um dos primeiros profissionais a trazer informações como índice de posse de bola, de passes e acertos. Nesse quesito, surgiu uma nova forma de comentar futebol", concluiu o radialista. Sobre o momento atual, Guimarães relatou que "o primeiro desafio é como entender o movimento de fluxo de informações, que é diferente do que já existia". Segundo ele, em um segundo momento, observou uma diminuição dos veículos super tradicionais para com os novos segmentos identificados com uma politica de pensamento que não os veículos tradicionais.

Já Alex Bagé, presidente da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg-RS) e radialista da Rádio Bandeirantes RS, comentou que, apesar de ter entrado tarde na Comunicação, aos 26 anos, não queria entrar só para participar, ou usar um crachá. O que buscava era, por exemplo, que pessoas como o (Silvio) Benfica reconhecesse seu trabalho. "Fui demitido da rádio Guaíba por ser sincero demais. E foi uma das melhores coisas que me aconteceu, pois logo depois recebi uma ligação da Pampa para iniciar a rádio Grenal", detalhou.

Bagé finalizou sua exposição contando um fato da sua vida acadêmica: "A professora da época pediu para realizarmos uma matéria e fui fazer uma falando mal da minha universidade. Quando apresentei, ela a inviabilizou. Então, fiquei pensando que o Jornalismo não poderia ser esse grande teatro. Tem e deve ser mais do que isso". 

Com o apoio de Coletiva.net, o evento é realizado pelo Grupo Bairrista e Silvio Benfica, na Embaixada Bairrista, localizada na Marquês do Pombal, 1111, em Porto Alegre. O portal será abastecido, além das redes socais, ao longo do dia, com conteúdos do seminário e bastidores, junto com a equipe do Multiverso, do IPA. Ele contará com as presenças de alguns jornalistas como Alex Bagé, Ana Aguiar, Carlos GuimarãesDébora de OliveiraLuiz AlanoGlauco PasaNando Gross, dentre outros. 

Comentários