Estudo da Famecos investiga como o jovem se imagina no futuro

Estudantes de Comunicação acreditam na diversidade de experiências culturais para o sucesso pessoal e profissional

Paises Pesquisa PUC_out16Os jovens brasileiros estão preocupados com o fato de o mercado de trabalho estar mais seletivo devido à crise econômica. Com a busca por emprego cada vez mais concorrida, é natural que cresça entre os estudantes universitários o medo de se formar e não conseguir vaga. Como alternativa, os jovens ainda consideram prestar um concurso público, mas acreditam que sair do País, buscando formação e experiência no Exterior, pode ser um caminho. Estes são algumas das constatações da pesquisa "O jovem brasileiro e o futuro do país", realizada pelo Núcleo de Tendências e Pesquisa do Espaço Experiência, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.
Conforme o estudo, a maioria dos entrevistados considera o Canadá como a melhor opção de destino, se o objetivo diz respeito à qualidade de vida. Em função das oportunidades, 50,82% veem um futuro promissor no país da América do Norte. Se a prioridade for a área da educação, 47,18% elegem os Países Escandinavos como opção preferencial. Suíça, Alemanha e Uruguai também atraem os universitários.
Enquanto alguns jovens sentem vontade de sair do Brasil somente para realizar intercâmbios e conhecer novas culturas, outros desejam construir a carreira no Exterior. Eduarda Endler, estudante do 5? semestre de Jornalismo, pretende explorar a América Latina. Encantada pelo Peru e pelas civilizações que habitavam o continente, ela acredita que, antes de tudo, é necessário entender a realidade do próprio país e das nações próximas a ele, para, depois, desbravar horizontes distantes.
Futura relações-públicas, Luíza Feil também não pretende deixar de maneira definitiva o país. Por ver no empreendedorismo a solução para enfrentar a atual crise econômica, visa abrir uma confeitaria ou brigaderia nos Estados Unidos, com tempo estipulado. "As taxas de impostos são mais justas, o estímulo à educação é grande e existe segurança", justifica.
Brenda Bandeira, aluna de Publicidade e Propaganda, não pensa da mesma forma. Com ambições pré-determinadas, a jovem crê que em Nova York, cidade mais populosa dos EUA, exista a possibilidade de ter uma grande agência publicitária. Embora queira, primeiro, ser reconhecida no Brasil, tem o sonho de morar fora do país e vivenciar uma nova realidade. "É o momento de absorver experiências e entrar em contato com outros idiomas, requisitos fundamentais para o currículo de um bom profissional", afirma Brenda.
Quanto à questão que envolve o mercado de trabalho, Mauriane Vieccilli diz ter medo de não conseguir emprego nem alcançar independência logo. Apesar disso, a estudante de Jornalismo acredita que a solução seja não se desesperar, além de ter calma e confiança no próprio trabalho. Eduarda tem um ponto de vista semelhante, e a crença de que basta ser bom naquilo que se faz para garantir um lugar ?reservado? no ambiente profissional. Quanto ao futuro, todas se imaginam realizadas profissionalmente.
A pesquisa revela, ainda, que prepondera o desejo dos jovens de ingressar no ambiente profissional atuando como empregado em uma organização da iniciativa privada (56,18%). Consequência do boom do empreendedorismo, 48,18% visam adotar novos formatos de emprego, assim como a busca por funcionários com ambição.
O estudo completo foi divulgado no Fantástico, dia 2 de outubro, e pode ser acessado aqui.

Comentários