Impactar o público através da experiência de marca é o principal objetivo, delcaram speakers do Ahead

Head de Experiência de Marca da Heineken, Guilherme Bailão, e diretora de Marketing do Rock in Rio, Fernanda Estrella, explanam no evento da RBS

Guilherme, Marcelo e Fernanda - Crédito: Jeferson Bernardes

"Temos vários públicos, mas o consumidor final é o nosso grande foco", afirmou a diretora de Marketing do Rock in Rio, Fernanda Estrella, informando que a marca começa a se relacionar com este público desde a compra da pulseira do evento. "Construimos uma cidade dentro de outra cidade e impactamos muita gente. Quem mora perto de onde acontece o evento recebe todo um cuidado, pois não queremos impactar a cidade negativamnte. Isso está fora dos nossos planos", assegurou.

Guilherme, por sua vez, comentou sobre a experiência vivida por quem está no lounge da Heineken no Rock in Rio. "Movimentamos toda a nossa cadeia, convidados, pessoal de fábrica, força de vendas, e a experiência da marca é um super combustível", disse, mencionando que o Grupo organiza cerca de 860 eventos por ano e a experiência é levada tão a sério que foi criada uma política de ingresso para que todos os setores da companhia possam ter acesso às iniciativas.

Marcelo Pacheco, VP de Mercado do Grupo RBS, que conduziu o debate, contou sobre a vez que esteve no camarote da Heineken no Rock in Rio, onde o chopp era servido por holandeses. Sobre isso, Guiherme revelou que a empresa conta com os chamados HEX (Heineken Experience) em todos os eventos da marca pelo mundo. "O colarinho fica alinhado com a base da estrela no nosso copo. É incrível como eles não erram nunca", divertiu-se.

Outro assunto questionado pelo público foi referente aos fornecedores que atuam junto com as marcas. Fernanda explicou que os fornecedores são muito importantes. "Temos o que chamamos de "espírito Rock in Rio", que são algumas premissas, que envolvem o tratamento dos terceirizados e do público. Há todo um trabalho com quem trabalha com a gente", pontuou. No que se refere a influenciadores, ela disse que o evento usa quem gosta da marca por si só e que seu setor está sempre envolvido com o trabalho desenvolvido pelas marcas parceiras, acompanhando e dando ideias do que escutam nas redes sociais para ajudar.

A respeito da mesma pergunta, Guilherme comentou que a Heineken faz um trabalho rigoroso com os influenciadores, para que estejam sempre alinhados com as marcas, pois cada uma tem um jeito diferente. "Trago muito forte a questão da verdade, pois nossa interação com o consumidor será mais produtiva se a gente trouxer verdade e relevância para ele. E um influenciador é isso, é aquele que tu olha e vê que consome Heineken, ou tem a esncia da Devassa", exemplificou, confirmando que isso faz parte do planejamento estratégico da companhia como um todo. Outra questão é que o Grupo realiza um treinamento ao vivo com todos os envolvidos para todos os eventos, pois é quando se apresentam os valores da marca.

"As redes sociais e pesquisas com o público são fundamentais para a marca entender seu público", declarou Fernanda, que disse, ainda, estar sempre atenta, inclusive, a outros perfis e contas relacionados com o mundo da música. Guilherme falou que se a marca quer estar bem no mercado, não tem como não pensar na experiência. "É a oportunidade de você tocar o consumidor, é emoção 100%. Não temos uma métrica para medir isso, mas as redes sociais são uma boa vitrine."

Realizado pelo Grupo RBS, o Ahead! chega à sua sexta edição ao abordar experiência de marca. Novamente, Coletiva.net realiza a cobertura em tempo real do evento. Além de matérias no portal, as redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) serão abastecidas com bastidores do evento. A equipe é formada pelas jornalistas Gabriela Boesel, Márcia Christofoli e Patrícia Lapuente.

Comentários