Feira do Livro de Porto Alegre 2020 será realizada virtualmente

Em mais de seis décadas, é o primeiro ano que o tradicional evento da Capital não ocorre na Praça da Alfândega

Bancas alojadas na Praça da Alfândega em 2019, conforme ocorre tradicionalmente - Reprodução/Diego Lopes

A Feira do Livro de Porto Alegre não acontecerá na Praça da Alfândega, no Centro da Capital, como tradicionalmente ocorre há mais de seis décadas. A 66ª edição do evento será feita totalmente on-line, pela primeira vez em sua história, em função da pandemia de Covid-19. A programação terá início em 30 de outubro e seguirá até 15 de novembro.

Os debates, palestras, contações de história e, inclusive, as sessões de autógrafos acontecerão por meio de lives. Dentre as dificuldades que a Câmara Rio-grandense do Livro (CRL), entidade responsável pela Feira, enfrenta para viabilizar o evento neste formato, está o esforço para que todos os associados consigam comercializar seus catálogos virtualmente. Uma parceria com Sebrae e uma empresa privada está auxiliando nesse processo.

Em entrevista à rádio Gaúcha, o presidente da CRL, Isatir Bottin Filho, afirmou que, mesmo não considerando esse modelo ideal, acredita que o on-line possibilita alcance maior de pessoas. Bottin Filho destacou que a Câmara não quer tornar o evento um foco de disseminação do vírus, causando problema de saúde pública, e mencionou, ainda, que também não é o desejo dos patrocinadores.

Comentários