ARI lança livro sobre Hipólito da Costa

O evento marca as comemorações dos 70 anos da entidade e do Dia Nacional da Imprensa

O livro Hipólito José da Costa - O gaúcho fundador da Imprensa do Brasil terá lançamento oficial, amanhã, às 19h30min, no Salão Nobre da ARI (Associação Riograndense de Imprensa). A apresentação será feita pelo próprio autor, coronel do Exército Cláudio Moreira Bento, integrando as solenidades que dão início à Semana de Imprensa Hipólito José da Costa.  

Considerada um estudo aprofundado sobre a vida do jornalista gaúcho, que criou o Correio Braziliense, primeiro jornal a circular no País, a obra retrata com riqueza de detalhes toda a trajetória de Hipólito da Costa no Rio Grande do Sul e no exterior. Durante os 14 anos em que viveu no Brasil, na Província de São Pedro, Hipólito esteve muito perto das inúmeras revoluções que se desenvolveram, especialmente por ser filho de militar. Seu pai, o furriel Felix da Costa Pereira Furtado, atuava numa tropa de elite "obrigada a usar bigodes".  

Ainda, por ser parente próximo de vários outros militares, foi obrigado a constantes deslocamentos e a enfrentar, com sua família, as conseqüências dos combates. Depois de ter vivido em Portugal e de ter sido perseguido por ser integrante da Maçonaria, Hipólito fundou, em Londres, o Correio Braziliense, jornal combativo na defesa dos interesses nacionais. Nascido em 1774, Hipólito da Costa faleceu aos 49 anos.

Comentários